
Mortágua recebeu a Gala de Apresentação da equipa de ciclismo Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua num ambiente de franco convívio e animação, no que constituiu uma bem agradável cerimónia entre os amantes da modalidade. Na memória de muitos perdurará para sempre o nome de Pedro Silva, o ex-ciclista profissional fundador de um projeto que tem deixado a sua marca numa região tradicionalmente ligada aos ídolos de uma modalidade muito acarinhada. O antigo presidente do conjunto de Mortágua, falecido em julho de 2021, foi um dos melhores corredores das décadas de 1980 e 1990, destacando-se como um sprinter de eleição. Terminada a sua brilhante carreira, o mentor da criação do Velo Clube do Centro meteu mãos à obra e dotou a sua terra natal de uma estrutura ímpar e por onde têm passado inúmeros valores da modalidade.
O malogrado atleta e dirigente continua a estar bem vivo no pensamento de todos quantos consigo conviveram, nomeadamente aqueles que começaram, bem pequenos, a sonhar com o estrelato. Mais importante do que isso, Pedro Silva deixou bem vincada a marca de um homem que soube incutir nos jovens a paixão pelo ciclismo, sempre com uma componente humanista associada e direcionada para a formação do cidadão. Num tom de festa e de celebração do ciclismo, a cerimónia contou com a presença de diversas figuras da região, mas não só, que enalteceram o crescimento de um projeto sustentado e que se pretende vitorioso. É com natural ambição de conquista que a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua parte uma vez mais para a estrada, ciente de que terá de empregar toda a sua força e talento para lutar com os adversários. E lá estará no próximo sábado na Prova de Abertura – Região de Aveiro, o evento que anualmente assinala o início da temporada.
Veloso, o galego que Portugal adotou
Para lá da apresentação dos corredores para a época de 2026, durante a a gala foi conhecido o novo equipamento oficial, produzido pela empresa Mobel Sports. O conjunto orientado pelo galego Gustavo Cesar Veloso será formado por um misto de corredores jovens e outros mais veteranos, apresentando uma média de idades de 25 anos. É, pois, um conjunto já com boa pedalada, que Veloso irá comandar. O natural de Vilagarcia de Arousa, Galiza, foi um ciclista com um trajeto repleto de êxitos, vencedor de duas Voltas a Portugal (2014 e 2015), tendo iniciado o seu percurso profissional ao serviço da então Carvalhelhos-Boavista. Trepador exímio, Veloso conta com inúmeras vitórias em várias provas e em muitas etapas, para lá de participações honrosas em diversos países, nomeadamente em Espanha e no Brasil. O ex-ciclista, diretor desportivo da Tavfer-Mortágua desde janeiro de 2022, logo após ter colocado um ponto final na sua carreira enquanto corredor profissional.

São três as caras novas que integram a formação de Mortágua: Simão Lucas chega no âmbito da colaboração com a ACR-Roriz, oriundo da Landeiro-KTM ACR Roriz Cycling Academy, Diego Lopez, um jovem de 18 anos natural de Santiago de Compostela que irá conciliar o ciclismo com os estudos, bem como Daniel Dias, considerado um dos talentos mais consistentes do pelotão nacional no contrarrelógio. A este novo trio, juntam-se os “repetentes” Leangel Linarez, um corredor venezuelano com provas dadas, o velocista João Matias, o experiente Bruno Silva, o consagrado César Martingil, o especialista em fugas Gonçalo Carvalho, o todo-o-terreno espanhol Angel Sanchez, natural de Pontevedra, o combativo e completo Francisco Morais, os jovens promissores Rafael Barbas e Francisco Alves, mais o espanhol Lois de Jesus, e o brasileiro Guilherme Lino, natural de Barra Mansa.
Xavier Silva fez as honras da casa
O manager da equipa Xavier Silva, filho de Pedro Silva, não deixou de tecer algumas palavras de circunstância, naturalmente feliz, mas emocionado por reviver tantas e tão boas memórias de uma coletividade que teve como mentor o seu pai. “Foi mais um dia de festa em Mortágua. O dia de apresentação é sempre especial. O público respondeu uma vez mais, encheu a casa e pôde conhecer as novas caras da equipa, o equipamento que nos vai acompanhar por mais uma época, bem como os nossos objetivos e principais corridas. Revimos a nossa história, celebrámos 27 anos e agradecemos, de coração, o apoio de todos os presentes. Esperamos retribuir, mais uma vez, na estrada”, referiu.
Entre as intervenções oficiais, destacaram-se os discursos de entidades que se associaram a uma festa de início de época, que destacaram a importância da Tavfer- Ovos Matinados como um dos embaixadores da região. Cristina Borges, diretora da Associação de Ciclismo da Beira Alta, Cândido Barbosa, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Nuno Tavares Pereira, administrador do Grupo Tavfer, Daniel da Ponte, responsável de Marketing do Grupo CAC e Ricardo Pardal, presidente da Câmara Municipal de Mortágua enalteceram as virtudes de todos quantos têm servido exemplarmente a modalidade.
Veja também
Efapel Cycling apresentou-se com seis novidades e um projeto ambicioso
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

