
Com auxílio das câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura de São José dos Campos, policiais militares prenderam em flagrante, nesta terça-feira (2), um homem suspeito de ter furtado um caminhão.
Após as equipes do CSI receberem informações de que o veículo tinha acabado de ser furtado no Residencial União, na região sul da cidade, foi iniciado o monitoramento, com o repasse da localização do caminhão em tempo real às equipes do 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), tropa de elite da Polícia Militar.
Rapidamente, os policiais militares abordaram o veículo na região central, prendendo o suspeito após ele abandonar o caminhão e sair correndo.
O homem foi levado para a Central de Polícia Judiciária, onde ficou à disposição das autoridades. O caminhão recuperado será devolvido ao proprietário.
São José Unida
Foi mais uma ação bem-sucedida do programa São José Unida, liderado pela Prefeitura para o trabalho integrado das forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade no município.
Como ficou comprovado mais uma vez, o São José Unida e o CSI têm contribuído para a solução de crimes, com rapidez e eficiência.
Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo demonstram queda expressiva e vertiginosa nos principais índices criminais em 2025 na comparação com 2016, ano anterior à criação do São José Unida. Saiba mais aqui.
Mais segurança
Os bons resultados se devem à ampliação de investimentos e uso de tecnologia de ponta, união das forças de segurança com operações integradas, implantação de novos programas e incremento de ações e melhorias constantes, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.
Em mais uma parceria do São José Unida, a Prefeitura entregou em agosto último o novo alojamento do 3º Baep, reforçando ainda mais a segurança na cidade.
Tecnologia de ponta
O CSI é o coração tecnológico do São José Unida. Desde a sua implantação em 2021, já foram recuperados mais de 830 veículos, capturados mais de 380 procurados pela Justiça, detidos mais de 1.750 suspeitos e atendidas mais de 3.700 ocorrências.
O sistema opera 24 horas por dia com 1.186 câmeras inteligentes, com tecnologia de ponta e reconhecimento facial, espalhadas por todas as regiões de São José. Este número será ampliado para 1.691 até o fim do processo de expansão, que está em andamento.
É a segurança de São José avançando cada vez mais com tecnologia, integração e respostas rápidas e eficientes para proteger quem trabalha e quem vive na cidade.

