
Foi num ambiente de grande entusiasmo que a formação patrocinada pela empresa EFAPEL S.A., que mantém a sua estrutura fixada em Árvore, Vila do Conde, revelou o projeto para 2026, obviamente ambicioso e que se pretende ganhador. A popular formação Continental UCI tem conseguido excelentes resultados nas principais provas portuguesas, nomeadamente na Volta a Portugal, e volta a revelar-se extremamente competitiva. A cerimónia de apresentação realizou-se em Serpins, Lousã, no distrito de Coimbra, no auditório da conceituada empresa especializada no desenvolvimento e fabrico de material elétrico de baixa tensão nos seus 45 anos de existência.
O ciclismo é um dos veículos promocionais com mais visibilidade, para lá do futebol juvenil e de outras modalidades, destacando-se a sua academia (escalões cadetes, juniores e ainda uma secção de paraciclismo), formadora de jovens talentos para uma modalidade que tantos e bons corredores tem dado ao espetacular mundo das duas rodas. Após a cerimónia, a Efapel Cycling partiu para o Algarve, no Sul do país, onde cumpre o habitual estágio de pré-época.
A comandar o destino da formação continental está o antigo e categorizado ciclista José Azevedo, de 52 anos, que teve uma notável carreira como profissional. O 5º lugar alcançado na Volta a Itália, em 2001, bem como o 6º e 5º lugares na Volta a França, em 2002 e 2004, respetivamente, em equipas como a ONCE e a US Postal, constituíram marcas que ficaram bem vincadas na vida de um atleta de eleição, que iniciou a sua trajetória enquanto profissional como ciclista na então Recer-Boavista. Em 2007 ingressou no Benfica, onde foi chefe-de-fila numa altura em que os grandes clubes de futebol ainda apostavam na modalidade, emblema onde deu por encerrada uma carreira recheada de êxitos. Hélder Miranda forma com a Azevedo a dupla que terá a responsabilidade de colocar a máquina em andamento já a partir do próximo dia 7 de novembro, data que assinala a abertura da temporada com a realização da Prova de Abertura-Região de Aveiro.

“Iniciamos a quinta época deste projeto com muita ambição. Mantivemos os ciclistas chave de 2025 e contratamos seis ciclistas que vêm acrescentar muito valor à equipa. Temos um bloco bastante homogéneo e forte. Posso dizer que esta equipa é a mais forte desde que se iniciou este projeto. Logicamente que isso aumenta as nossas responsabilidades, mas também nos faz aumentar a ambição e a motivação. Acredito bastante nesta equipa e tentaremos lutar pelo triunfo nas principais provas do ciclismo nacional. Esse é o grande objetivo, assim como continuar com a afirmação desta equipa a nível internacional, pois o projeto da Efapel Cycling é cada vez mais respeitado”, afirmou José Azevedo numa hora marcante da equipa que veste de cor de laranja, para deixar um agradecimento especial a Américo Duarte, presidente da EFAPEL S.A., assim como a todos os patrocinadores associados ao projeto.
Rússia, USA e Colômbia presentes com Portugal em maioria
Para lá de Joaquim Silva e de Tiago Antunes, dois dos nomes mais consagrados do ciclismo português, a Efapel Cycling mantém ainda os corredores Pedro Pinto, bem como o russo Aleksandr Grigorev e o norte-americano Keegan Swirbull. As seis caras novas são Lucas Lopes, Rafael Durães e Tiago Leal, todos provenientes da Rádio Popular-Paredes-Boavista, Gonçalo Tavares, que integrava a formação norte-americana Hagens Berman-Jayco, Diogo Gonçalves, ex-ABTF-Betão-Feirense, a ainda o colombiano David Peña, corredor que chega a Portugal depois de ter representado a formação australiana Jayco AIUla.
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.