fbpx

Simulado de evacuação emergencial de área de risco em São Sebastião mobilizou mais de 200 pessoas

Simulado aconteceu na Costa Sul de São Sebastião e mobilizou comandos da Polícia Militar, de Pronto Atendimento e de Defesas Civis (Foto: Prefeitura de Ubatuba)

Durante todo o último fim de semana aconteceu o ‘Simulado de Evacuação de Áreas de Risco’, em Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião. Mais de 150 pessoas estão na ação, que conta com as equipes secretarias municipais, Defesas Civis do Município e Estado, SAMU e demais forças de segurança. O objetivo do simulado é preparar todos para uma situação de calamidade, como a registrada em fevereiro, onde será reproduzido o cenário de uma ocorrência.

No abrigo montado na quadra da Escola Municipal João Gabriel Sant´Ana, chegaram 147 pessoas “vítimas da calamidade”, incluindo 7 idosos, 3 pessoas com devolutiva, 35 crianças e adolescentes, totalizando 42 famílias, acolhidas Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB).

Também chegaram um gato e um cachorro, que recebem atenção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde (SESAU), que registrou o atendimento de 8 ‘vítimas’, sendo três leves (duas mulheres e um homem), com escoriações e hematomas, que foram encaminhados para abrigo e avaliados pela equipe médica da Unidade de Saúde da Família (USF).

Três ‘vítimas graves’, dois homens e uma mulher, apresentaram ferimentos mais graves, como fratura exposta, lesões cortantes e contusão torácica, sendo um homem transportado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. Duas vítimas moderadas, sendo duas mulheres, foram encaminhadas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Toda a situação de uma ocorrência real estará sendo reproduzida, com o SAMU atendendo ocorrências em “área quente”, socorrendo ‘vítimas’ em estão grave, com risco de vida, e feridos em situação sem gravidade. Haverá, inclusive, apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, para o transporte dos ‘feridos’.

O simulado segue durante todo o sábado e envolveu mais de 20 viaturas e teve por objetivo treinar as equipes em cenários que escorregamento de encostas e alagamentos, com remoção de vítimas por terra e pelo ar. Por isso, o helicóptero Águia da Polícia Militar também esteve presente no treinamento.

As equipes da Defesa Civil e Polícia Civil fazem o atendimento aos moradores das ruas Adinal Castilho Baptista e Eleodoro Marcelino de Matos, que têm por características escorregamento de encosta e alagamentos.

Durante a ação, ocorreram interdição temporária de transito, com apoio da Polícia Rodoviária, Polícia Municipal e Departamento de Trânsito.

Dois integrantes da equipe da Defesa Civil de Ubatuba também estiveram em São Sebastião para presenciar e aprender com o simulado. Wagner Lopes, diretor da Defesa Civil de Ubatuba, reforça a importância das capacitações como meio de preparar os profissionais para situações de emergência e lembrou que a área geográfica onde foi realizada a simulação assemelha-se com a de Ubatuba, o que aproxima ainda mais a teoria da prática. “Espero que não venha acontecer desmoronamentos ou situações semelhantes em Ubatuba, porém, caso aconteça, estaremos preparados para atender prontamente os munícipes”, explica.

Botão Voltar ao topo