fbpx

Maratona do Rio chega à 22ª edição com 80% dos inscritos de fora do Rio

Maior festival de corridas de rua da América Latina vai acontecer entre 29 de maio e 2 de junho, com cinco provas de 5K a 63K, e várias atividades culturais

(Fotos: Guilherme Leporace/Sandra Guedes)

Está chegando a hora da Maratona do Rio, o maior festival de corridas de rua da América Latina! Ao todo, serão 45 mil corredores vindos de todos os estados do país, confirmando o tema desta 22ª edição: o Brasil corre pro Rio. E como corre! Serão cinco distâncias em disputa: 5K, 10K, 21K, 42K e o Desafio (21K em um dia e 42K no dia seguinte).

“A Maratona do Rio a cada dia se consolida como uma das mais tradicionais provas de corrida de rua do mundo, demonstrando o potencial do Rio de Janeiro para eventos esportivos e se consagrando como a capital brasileira para sediar provas dessa grandiosidade, um exemplo de sucesso da utilização da nossa Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e mostrando que os grandes eventos podem sim serem viabilizados através dessa lei, gerando uma contrapartida social que permite também alcançar projetos e municípios que nem sempre têm a mesma visibilidade”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Rafael Picciani.

A Maratona do Rio | Michelob Ultra (42K) acontece no domingo (2/6), com início às 5h, largada no Aterro do Flamengo e um trajeto que exibe maravilhas urbanas, como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna e Museu Histórico Nacional, e naturais, atravessando as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.

A prova será transmitida ao vivo pela ESPN 2 e pelo Star+, no streaming. E tem muito mais! A prova de 5k | I Love Prio (30/5, às 16h), os 10k (02/06, às 08h30), os 21k | Claro (01/06, às 06h) e o Desafio Cidade Maravilhosa | Águas do Rio (21k + 42k).

As cores das medalhas e das camisas

Já estão definidas também as medalhas que os corredores vão ganhar nas cinco distâncias. Olha só: as medalhas que correspondem às provas de 5k e 21k serão na cor prata. Já as medalhas dos 42k e do Desafio Cidade Maravilhosa terão a cor dourada e cobre.

As camisas serão reveladas no dia 04 de maio em parceria com a marca esportiva do festival, a adidas.

Casa Maratona e Maratona com Arte

Para a Maratona do Rio, as ruas são perfeitas para corridas e apresentações artísticas, como revela a #MaratonaParade, exposição urbana itinerante que espalha pela cidade esculturas em forma de tênis gigantes do modelo adidas Adizero Adios Pro 3, pintadas pelos artistas Davi Baltar, Ju Angelino, Criz Silva, Lolly e Rafael Doria.

Serão duas exposições: entre 1º e 12 de maio, as obras poderão ser vistas no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá; no Mirante do Leblon; no estádio Nilton Santos; no Quebra-Mar, na Barra; e na Enseada de Botafogo. Já entre 13 e 26 de maio, no Pavilhão de São Cristóvão, no Complexo Esportivo da Rocinha, no estádio do Maracanã, na Praça do Pontal e na Praça Jerusalém, que fica na Praia da Bica, na Ilha do Governador.

Após a exposição na rua, todas as obras estarão na Casa Maratona, no Village e no Bosque, que ficam na Marina da Glória.

A Maratona com Arte é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, XP , Instituto Yduqs e IDOMED por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Secretaria de Esporte e Lazer.

Botão Voltar ao topo