fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: prática da medicina chinesa completa 10 anos na saúde pública

O lian gong tem 18 terapias para reduzir e tratar as dores no corpo. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

O lian gong completou nesta semana 10 anos na rede pública de saúde de São José dos Campos. Além do tratamento tradicional, a Prefeitura investe em um programa que amplia as abordagens de cuidados e as possibilidades terapêuticas para a população.

Com 18 terapias, a prática integrativa da medicina chinesa tem como objetivo reduzir e tratar as dores no corpo. Inserida na rede pública de São José dos Campos desde 2012, a atividade vem sendo retomada após a pandemia. Os interessados devem procurar a UBS Resolve (Unidade Básica de Saúde) de referência para mais informações.

Para comemorar a data, a Prefeitura realizou na quinta-feira (22) um encontro para a prática da atividade no Parque Vicentina Aranha.

Cerca de 250 pessoas estiverem presentes, entre elas Regiane Gonçalves, que há 21 anos atua como agente comunitária de saúde na UBS Galo Branco. “A prática vem crescendo a cada ano, e é importante para a saúde e o bem-estar.

Me trouxe um conhecimento maior sobre o meu corpo, o recolhimento que, às vezes, é necessário, porque nós, ocidentais, somos muito abertos, sempre um turbilhão de sentimentos, que não temos como controlar. A prática trouxe uma percepção maior nesse sentido para a minha vida.”

A fisioterapeuta Regina Nakamura também participou do evento. “Assim que me formei, entrei nesse universo das práticas, e a primeira prática chinesa foi o liang 18 terapias e foi muito bom. É uma prática que não precisa de muita coisa, e ela devolve para cada ser humano aquilo que já é dele, a capacidade de autocuidado.”

Práticas integrativas

Em São José dos Campos, as práticas integrativas foram inseridas na rede pública em 2010, mantendo como propósito a prevenção de agravos, promoção, tratamento e recuperação da saúde por meio de abordagem integral e dinâmica no processo saúde-doença no ser humano e sociedade.

Vale ressaltar que as práticas integrativas e complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas podem complementá-lo e são indicadas por profissionais conforme as necessidades em cada caso.

Lian gong

Composta por uma série de exercícios, que, praticados regularmente, podem estabilizar, fortalecer e refinar a qualidade das estruturas dos tecidos moles e duros do corpo, transformando-o simultaneamente de fraco para forte e de doente para saudável, reconduzindo-o aos padrões apropriados e ao restabelecimento dos movimentos naturais.

Reiki

Utiliza imposição das mãos e promove relaxamento do indivíduo, trazendo bem-estar físico e mental. O reiki responde aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções, melhorando a qualidade de vida.

Shantala

Consiste em massagem para bebês, transmitida pelos pais e ou cuidadores legais, composta por uma série de movimentos que favorecem o vínculo entre eles e proporcionam uma série de benefícios decorrentes do alongamento dos membros e da ativação da circulação.

Além disso, promove a saúde integral, harmoniza e equilibra os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático. Também estimula as articulações e a musculatura, auxilia o desenvolvimento motor, facilita os movimentos de rolar, sentar, engatinhar e andar.

Botão Voltar ao topo