fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Motociclistas recebem orientação sobre visibilidade no trânsito

O carreteiro e motociclista, Leandro Rodrigues de Oliveira recebe orientações dos agentes da mobilidade Rodrigo Guerra e Juarez Marinho. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Motociclistas que passaram pelo Anel Viário, na manhã desta quarta-feira (21), receberam dicas de segurança viária durante uma atividade prática sobre ‘ponto cego’ realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a CCR Rio SP e Yamaha. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito de São José dos Campos.

Ao todo, cerca de 100 motociclistas participaram da atividade que teve como principal objetivo alertar sobre o chamado “ponto cego” no trânsito, que corresponde às áreas que escapam da visibilidade do condutor, ao lado ou atrás do veículo, onde não é possível enxergar motos ou bicicletas que estejam trafegando em ambos os lados.

Para isso, motociclistas trocaram de papel com motoristas de um caminhão baú da Secretaria de Mobilidade Urbana, estacionado no local, ao lado de duas motocicletas, para que pudessem observar a falta de visão e a importância de manter uma distância segura e com pontos de visão. De dentro do caminhão, os motociclistas observaram, na prática, a perspectiva do motorista de veículos maiores e as áreas de ponto cego dos veículos.

A motociclista Ana Carolina Meirelles Benette Santos, 39 anos, participou da atividade de ponto cego. “Eu não fico do lado de caminhão. Nem todo mundo consegue visualizar através do retrovisor, independente do tamanho do carro ou do caminhão, é difícil de visualizar onde está a moto. Essa ação mostra a importância de estarmos sempre visíveis”, disse.

Atenção redobrada

Carreteiro e motociclista, Leandro Rodrigues de Oliveira, 40 anos, também participou da ação. Motociclista há mais de 20 anos, ele já sabe que o ponto cego limita a visão periférica dos motoristas. “Tem que ter atenção redobrada, porque nem sempre o motorista consegue enxergar a moto. Hoje dirijo um caminhão com espelhos auxiliares, o que ajuda bastante. Mas todos nós temos uma família nos esperando, então temos que cuidar de quem circula em veículos menores também.

Durante a ação, os motociclistas também receberam antenas corta linha, que protege o motociclista de linhas cortantes, além de folhetos reforçando dicas de segurança e a importância de realizar a manutenção preventiva da motocicleta. Os motociclistas, receberam, ainda, vales de troca de óleo grátis da Yamaha.

São José dos Campos tem uma frota de cerca de 70 mil motocicletas, o que representa 15% da frota total de veículos da cidade.

Ações

As ações de segurança e educação no trânsito fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. Nesta quinta-feira (22), estão previstas duas ações educativas com idosos, além de uma ação educativa em bares da cidade.

Ao todo, a semana nacional prevê mais de 30 ações com palestras, teatros musicados, blitz educativas com motoristas e motociclistas, atividades com pedestres e homenagens aos agentes da mobilidade. Ações de conscientização sobre o uso de vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência também serão realizadas.

Programação

Dia 22 de setembro (quinta-feira)

9h30 – Ação com idosos na Casa do Idoso Sul, na avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos

14h30 – Ação com idosos na Casa do Idoso Leste, na rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde

19h – Ação nos bares Sheriff, na praça Candida Maria Cesar Sawaya Giana, 4, Jardim Apolo I e Chaparral, na avenida Andrômeda, 2380, Jardim Satélite

Dia 24 de setembro (sábado)

9h – Encontro com os motoristas de van escolar no Centro da Juventude

13h30 e 19h – Ação de orientação e conscientização dos motoristas sobre vagas prioritárias no shopping Jardim Oriente, na rua Andorra, 500 – Jardim América

Dia 25 de setembro (domingo)

14h – Ação de interação com as famílias no Centro da Juventude, na rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

Dia 26 de setembro (segunda-feira)

10h e 16h – Ação em escola de educação infantil e ensino fundamental

13h – Homenagem aos agentes da mobilidade – Auditório do Centro da Juventude

Botão Voltar ao topo