fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: oficinas de tecnologia agitam escolas de ensino fundamental

Alunos da Emefi Dosulina Chenque de Andrade na criação da mão robótica. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O ensino inovador e tecnológico faz parte do programa Educação 5.0, que será implantado nas 50 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José dos Campos. Uma das novidades é a oficina de tecnologia.

Desde agosto, os alunos já estão colocando o aprendizado em prática. As atividades são realizadas no contraturno escolar para alunos do 1° ao 9° ano, com ferramentas tecnológicas envolvendo cultura maker, programação, gamificação e robótica.

”As aulas são muito dinâmicas e desafiadoras, interessantes e vão acrescentar muito no meu futuro”, disse a aluna Alana da Silva Lima, do 7° ano da Emefi Dosulina Chenque de Andrade, no Altos de Santana. “Na aula passada fizemos a mão robótica. Todo mundo se ajudou, e mal posso esperar pela próxima aula.”

Colega de turma, Pedro Soares ficou entusiasmado com a experiência. “Foi legal porque tivemos que usar a criatividade e o trabalho em equipe.”

Mão robótica: trabalho coletivo

Educação 5.0

Implantado em seis unidades, o Educação 5.0 visa inserir as escolas municipais de ensino fundamental integral num contexto colaborativo de aprendizagem, com foco na resolução de problemas para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a integração com o mundo da tecnologia.

O programa conta com diversos investimentos e melhorias, como nova identidade visual padronizada para todas as escolas, ambientes modernos e inovadores, revitalização de espaços comuns e áreas verdes com paisagismo, espaço para jogos educativos e interação dos estudantes, modernização das salas de leitura, além da reformulação das salas de educação especial e inclusiva.

Botão Voltar ao topo