Pinda renova cadastro e integra oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, recebeu a validação para continuar no Mapa do Turismo Brasileiro 2024. A vigência do cadastro no Sistema do Ministério do Turismo é de um ano.

Este cadastramento no Mapa confere ao município os certificados do Programa de Regionalização do Turismo e para o Conselho Municipal de Turismo. Ambos também têm validade de um ano e devem ser renovados após o seu vencimento em 3 de maio de 2025.

Pindamonhangaba foi classificada na categoria B entre cinco que constam no sistema (A, B, C, D e E). O processo de caracterização agrupa municípios de acordo com o desempenho de suas economias do turismo. “A categoria B indica que nosso município possui bons indicadores econômicos no setor e é extremamente positivo para a cidade.

A inserção na plataforma federal permite que o município esteja integrado aos programas do governo federal e estadual”, explicou o diretor de Turismo, Fabio Vieira.

Nossa cidade faz parte da região turística da Mantiqueira Paulista com outras 5 cidades da Serra da Mantiqueira Paulista, sendo Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento de Sapucaí, Monteiro Lobato e São José dos Campos (distrito São Francisco Xavier).

MAPA DE TURISMO – O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.

É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo governo federal.

Sendo assim, para um município participar do Mapa do Turismo Brasileiro deve comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de turismo; comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo e Quadro de Detalhamento de Despesa – QDD vigentes; possuir, no mínimo, um prestador de serviço turístico, de cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, em situação regular no Sistema de Cadastro (CADASTUR); comprovar a existência de conselho ou fórum municipal de Turismo ativo, apresentar “termo de compromisso”, conforme modelo disponibilizado pelo Ministério do Turismo, assinado pelo prefeito municipal e pelo dirigente responsável pela pasta de Turismo, aderindo, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo.

“Estar no Sismapa deixa a cidade em destaque e com maior visibilidade dentro do trade turístico, trazendo benefícios econômicos, culturais e sociais, promovendo o crescimento do turismo”, afirmou o diretor de Turismo.

Botão Voltar ao topo