fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José e Urban95 realizam workshop sobre primeira infância

Plantio de árvore do programa Criança Feliz; workshop nesta quarta terá como foco a primeira infância, (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a iniciativa Urban95, realiza na quarta-feira (15), das 9h às 12h, workshop sobre comunicação e mudança de comportamento com foco na primeira infância.

O evento, aberto ao público, será no auditório do Parque Tecnológico (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500, no distrito de Eugênio de Melo, na região leste).

Haverá palestra de Sam Sternin, cientista social formado pela Universidade de Harvard e consultor de comunicação e mudança de comportamento da Fundação Bernard van Leer, idealizadora da Urban95 global.

Também será realizada apresentação e palestra de Claudia Vidigal, representante no Brasil da Fundação Bernard Van Leer.

Planejamento

São José firmou neste ano parceria internacional com a Fundação Bernard Van Leer, da Holanda, e passou a integrar a iniciativa Urban95 (https://urban95.org.br/), que tem como objetivo criar espaços e implementar programas e serviços com foco na primeira infância.

A cidade entrou para um seleto rol de 24 municípios brasileiros escolhidos para participar do programa, assumindo o compromisso de oferecer um bom começo de vida para as crianças.

A Urban95 é uma iniciativa global presente em oito países, como Holanda, Israel e Índia, e que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.

O programa apoia as cidades no processo de pensar no planejamento urbano com base na seguinte pergunta: “Se você tivesse 95 centímetros de altura (a altura média de uma criança de três anos), o que você faria diferente na cidade?”.

Cuidados constantes

A Urban95 consolidará um trabalho que já é realizado pela Prefeitura de São José, que possui na maioria das secretarias municipais ações, programas e projetos com foco na primeira infância.

Na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, são executados programas como o Criança Feliz e o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

De iniciativa federal, vinculada ao Ministério da Cidadania, Criança Feliz foi implantado em São José em 2020 e já acompanha 1.089 crianças, de 0 a 3 anos, e suas famílias e cuidadores.

Além dos 40 visitadores, a equipe responsável pela coordenação no município conta com pedagogos, assistente social e psicólogos.

O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, ampliando e fortalecendo as ações de políticas públicas voltadas para as crianças e suas famílias.

Criado pelo governo federal, o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas.

Em São José, as ações foram intensificadas a partir de 2017, contemplando as crianças e suas respectivas famílias. Em 2020, foram implementadas as rondas Peti, dobrando a abrangência do programa no município.

Em parceria com órgãos de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, a Prefeitura realiza constantemente ações estratégicas por meio de projetos, programas e serviços.

Entre estas ações, estão a inclusão ou reinserção em atividades escolares, de cultura, lazer e esporte; inclusão em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos; trabalho protegido (aprendiz) e atividades para as as famílias.

Também há inclusão em programas sociais de transferência de renda, qualificação profissional e atendimento ou acompanhamento social das famílias nos Cras e nos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Serviço

Workshop da Urban95

Tema: Comunicação e mudança de comportamento com foco na primeira infância

Data: Dia 15 (quarta-feira)

Horário: Das 9h às 12h

Local: Auditório do Parque Tecnológico (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500, no distrito de Eugênio de Melo, na região leste)

Botão Voltar ao topo