
Com o objetivo de proporcionar envelhecimento saudável com ampliação de informações e garantia de direitos, dignidade e cidadania com mais saúde, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta sexta-feira (24), o seminário “Idade e Dignidade: Um Compromisso de Todos” no auditório do Centro da Juventude, na região sul.
O evento discutiu e refletiu sobre a importância de um olhar atento e cuidadoso para o dia a dia das pessoas idosas, com palestras sobre temas atuais como direitos, proteção, empreendedorismo na melhor idade e bem-estar.
O seminário, promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão por meio do Departamento de Promoção à Cidadania, também teve apresentações de frequentadores das Casas do Idoso, que emocionaram o público que lotou o auditório com show da Orquestra de Violão da Casa do Idoso Leste e declamação de poesia.
Aprovação popular
Munícipes que participaram do seminário elogiaram a iniciativa da Prefeitura de ampliar os debates sobre o envelhecimento saudável, com saúde física e mental.
“A Prefeitura está de parabéns por realizar este seminário tão importante para nós idosos. Espero que tenha mais ações como esta”, disse a aposentada Helena Siqueira Dornellas, que tem 70 anos e frequenta a Casa do Idoso Centro.
“Com a idade, nos tornamos mais vulneráveis. Então, com a ampliação das informações e esta troca de experiências, vamos sair daqui mais empoderados e integrados. Um seminário como este amplia nosso sentimento de pertencimento”, completou.
Palestras
Durante as quatro horas de seminário, o público acompanhou quatro palestras:
• “Novos Envelhecimentos e Estatuto da Pessoa idosa”, ministrada pela presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José, Margarida Maranhão.
• “Viver a Melhor Idade sem Traumas”, ministrada pela gerente de Reabilitação do Hospital Municipal, Daniela Santana.
• “Empreendedorismo na Aposentadoria”, ministrada pelo consultor de Negócios do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São José, Paulo Victor Bevilacqua.
• “Como se Proteger de Golpes”, ministrada pelo titular da Delegacia do Idoso de São José, doutor Thiago Amaral Fonseca.
Apoio social e proteção
São José possui uma ampla e integrada rede de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Divisão de Políticas para a Pessoa Idosa, que realiza atividades como palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos para conscientização e sensilização sobre a importância do envelhecimento saudável, com dignidade e direitos preservados.
O trabalho é desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que é atuante.
A cidade também possui quatro Casas do Idoso, mantidas pela Prefeitura e que são referência em qualidade em serviços oferecidos às pessoas idosas e familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.
Envelhecimento saudável
Nas ações de cuidados com os idosos, a Administração municipal mantém, ainda, quatro ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) por meio de parcerias com OSCs (Organizações da Sociedade Civil).
Elas estão localizadas nas regiões central, norte e leste, onde estão abrigados atualmente 160 idosos, que recebem com acolhimento humanizado e cuidados constantes realizados por equipe multidisciplinar em locais com infraestrutura completa.
Com ações como o seminário realizado nesta sexta, a Prefeitura amplia os cuidados e a atenção com os idosos da cidade para que eles tenham mais vida, mais histórias e mais sorrisos com dignidade e cidadania. Este é um compromisso de todos nós.

