fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Biodigestor de gás coloca o CCZ de São José na era da sustentabilidade

Projeto tem como foco a gestão dos resíduos orgânicos e geração de energia renovável. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos lança na quarta-feira (9), às 10h30, o biodigestor do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Autoridades municipais e representantes da empresa que representa a tecnologia estarão presentes no evento, que será realizado na Rua George Williams, 581, Parque Industrial.

Com foco na sustentabilidade para geração de energia, o equipamento transforma resíduos alimentares e fezes dos animais em biogás, evitando o envio dos dejetos para o aterro municipal. O sistema atende metas da ONU e promove qualidade de vida e desenvolvimento sustentável na gestão pública.

O biodigestor é de tecnologia israelense, presente em mais de 100 países. Trata-se de um sistema de gestão dos resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos, cascas de ovos e de vegetais, dejetos animais, entre outros), transformando-os em biogás, energia renovável que é canalizado para uso na cozinha.

Entre os benefícios do projeto, está a gestão sustentável dos resíduos orgânicos, evitando a contaminação ambiental do solo ou dos lençóis freáticos e minimizando a quantidade de material destinado às estações de tratamento de esgoto. Cada equipamento evita a emissão de cerca de 6 toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Além disso, o sistema traz economia, tanto na geração do biogás para a cozinha quanto na destinação correta dos resíduos orgânicos, o que evita o custo com remediação de áreas contaminadas. São equipamentos que impactam positivamente nos indicadores de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis, como São José dos Campos.

Com a tecnologia do biogás, o processo microbiológico faz com que as bactérias anaeróbicas, presentes no biodigestor, realizem a gestão correta e sustentável das fezes dos animais. Isso reduz a necessidade do uso de sacos plásticos para recolher os resíduos, diminui a possibilidade de contaminação, elimina odores e gera energia renovável.

Botão Voltar ao topo