
Ao quarto dia do Campeonato da Europa de Pista chegou a glória para Portugal. Iúri Leitão sagrou-se Campeão Europeu de omnium, em Konya, na Turquia, garantindo o primeiro título europeu da história da Seleção Nacional em disciplinas olímpicas de pista na categoria de elites.
O ciclista português entrou da melhor forma possível no sempre exigente programa de omnium, tendo vencido as duas primeiras provas, o scratch e a corrida tempo. A eliminação não correu de feição, mas o 15.º lugar não hipotecou as chances de Iúri, que entrou na derradeira prova em segundo lugar, com 92 pontos, menos dez que o neerlandês Yanne Dorenbos.
Na corrida por pontos final, Iúri Leitão voltou a brilhar, tendo dobrado o pelotão por uma vez e vencido três sprints, além de ter sido segundo em quatro e quarto num. No final das contas, Iúri sagrou-se Campeão da Europa de omnium com 140 pontos, à frente do neerlandês Yanne Dorenbos, segundo com 131, e do alemão Roger Kluge, terceiro com 126.
“Foi um dia muito longo. Comecei muito bem, com duas vitórias, e a última corrida foi muito longa e difícil, com muito calor, mas foi igual para todos. Joguei as minhas cartas e no final conquistei a camisola de Campeão Europeu, o que me deixa muito feliz. É a minha sexta camisola, mas, para mim, é como se fosse a primeira. Foi uma corrida muito difícil, tive de lutar até ao fim e por isso tem um significado especial. Estou muito orgulhoso”, destacou Iúri Leitão, em declarações à UEC.
* com FPCiclismo
Veja também
• Prova de Abertura – Região de Aveiro adiada para 14 de março
• Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua apresentou equipa para 2026 com três caras novas
• Efapel Cycling apresentou-se com seis novidades e um projeto ambicioso
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

