
Heróis e heroínas, eles dedicam seu tempo para salvar vidas, faça sol ou faça chuva. Sempre alertas, realizam um trabalho preventivo vital para evitar e reduzir danos materiais, mas sua atuação é ainda mais fundamental em situações graves, como tempestades e deslizamentos de terra.
Os agentes da Defesa Civil de São José dos Campos, que contam com o profundo respeito da população, têm ampliado a presença em todas as regiões do município, aproximando-se cada vez mais da comunidade.
Neste domingo (1º), celebramos o Dia Nacional da Defesa Civil, um momento de reconhecimento a esse trabalho essencial. O leque de atuação é amplo: vistorias, ações estratégicas, orientações e atendimentos emergenciais em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.
Operação Verão
Os serviços prestados pela Defesa Civil ganham ainda mais relevância durante os meses mais chuvosos, que começaram em dezembro último e prosseguem até março próximo.
Para prevenir e reduzir danos materiais, os agentes estão realizando a Operação Verão 2025-2026, que prosseguirá até o próximo dia 31 de março, podendo ser prorrogadas em caso de necessidade.
Eles têm realizado ações de conscientização com entrega de cartilhas do Zé Garoa com dicas de prevenção de enchentes, alagamentos, deslizamentos e outros riscos trazidos por chuvas intensas e ventos fortes.
Prevenção
É um trabalho desenvolvido todos os anos em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços. Para evitar e minimizar eventuais prejuízos, a Defesa Civil monitora todas as regiões da cidade ao longo de todo o ano.
A Operação Verão envolve a observação dos índices pluviométricos, vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é realizar ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimento de emergências.
As ações consistem no acompanhamento remoto das condições meteorológicas e na apuração das ocorrências que chegam à Central 190, por meio das informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José.
Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.
Trabalho integrado
A Defesa Civil de São José é considerada uma das bem estruturadas do Estado de São Paulo e conta atualmente com 25 agentes, que trabalham em conjunto com 100 voluntários da Defesa Civil e de entidades parceiras.
A Prefeitura tem incentivado o engajamento da população. A cidade possui atualmente 19 Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), que são grupos formados por moradores voluntários de bairros considerados áreas de risco com o objetivo de prevenir e reduzir a ocorrência de desastres, naturais ou provocados.
Desde 2017, a administração municipal ampliou o investimento na capacitação dos agentes e voluntários da comunidade, na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para melhorar, cada dia mais, o atendimento à população.
O resultado? Mais segurança, prevenção e qualidade nas ações, salvando vidas e inspirando a comunidade.

