
Mulheres vítimas de violência contam com apoio para denunciar e buscar segurança em todo o estado de São Paulo. O Governo de São Paulo ampliou em 174% as Salas DDMs em plantões policiais desde 2023. Atualmente, são 170 unidades, sendo que 108 foram entregues nesta gestão.
“A ampliação do número de Salas DDM em diversas unidades da Polícia Civil, tanto no interior como na capital, tem o escopo de garantir às mulheres um ambiente acolhedor, humanizado, estruturado e adequado, de escuta qualificada, garantindo acessibilidade e proteção, onde a vítima se sinta segura para denunciar e assim romper o ciclo de violência. As Salas DDM ampliam a capacidade de resposta no enfrentamento a violência contra mulher e possibilita desnudar a subnotificação”, afirma a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), delegada Cristiane Braga.
As Salas DDMS oferecem ambiente específico para acolher vítimas de violência de gênero. Por videoconferência, a mulher é atendida por uma equipe especializada da Delegacia da Defesa da Mulher. O intuito é oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor.
Durante a chamada, a vítima pode registrar a ocorrência e receber orientações. As agentes também oferecem apoio para solicitar medidas protetivas e questionam as mulheres se desejam sair do local onde estão. Em caso positivo, as equipes do plantão policial oferecem o suporte necessário para levar a vítima até um abrigo ou hospital.
“A sala DDM criou uma importante ferramenta em favor das vítimas de violência doméstica, uma vez que possibilita que a mulher que vá a uma delegacia comum seja atendida por videoconferência por um policial da DDM online, que dará o acolhimento e as orientações que a mulher vítima necessita neste momento tão vulnerável”, afirma a delegada Cláudia Nogueira Cobra Martinez, coordenadora da DDM Online.
O funcionamento das salas DDM Online é de segunda a sexta, das 20h às 8h. Aos fins de semanas e feriados, o serviço é 24 horas.
DDM Online
A DDM Online também é uma importante alternativa de ferramenta para proteger as mulheres vítimas de violência. O canal fica na plataforma da Delegacia Eletrônica, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Por meio da DDM Online, é possível registrar ocorrências a partir de qualquer dispositivo conectado à internet sem sair de casa. As vítimas também podem solicitar medidas protetivas.
Além da DDM Online, mulheres vítimas de violência podem registrar o boletim de ocorrência por meio do aplicativo SP Mulher Segura, onde é possível cadastrar informações pessoais, do agressor e o histórico da ocorrência, podendo anexar imagens. Também é possível solicitar a medida protetiva de urgência.
Delegacias físicas
Além de todos os serviços online e 24h, o estado de São Paulo possui 142 Delegacias da Mulher territoriais espalhadas pelos municípios, onde qualquer pessoa pode ser atendida, registrar um boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva.
As DDMs são serviços especializados que contam com equipes treinadas para o atendimento a mulheres, mas qualquer delegacia da Polícia Civil está apta a receber e atender as vítimas, assim como o serviço 190 da Polícia Militar.
O Governo de São Paulo tem estruturado uma rede de políticas públicas inovadoras para enfrentar a violência doméstica e garantir saúde, dignidade e autonomia às mulheres desde 2023. Com o movimento SP Por Todas, o estado ampliou o alcance das ações integradas, fortaleceu a rede de proteção com mais Salas de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) 24 horas, criação da Cabine Lilás e o tornozelamento de acusados de agressão contra mulheres. Neste período, houve crescimento de 21% em medidas protetivas, 11% em boletins de ocorrência de agressão.
SP Por Todas
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Todas essas iniciativas e orientações estão agregadas no site: https://www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas.

