
Mesmo com a chuva, o público compareceu à praça Afonso Pena, na tarde de sábado (24), para acompanhar o anúncio oficial da retomada do desfile das escolas de samba de São José dos Campos após 13 anos.
Com apoio da Prefeitura e da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), o evento reuniu sambistas, representantes das escolas e moradores da cidade, reafirmando a importância do Carnaval como manifestação cultural popular.
Corte da Folia
A programação contou com a participação das baterias das cinco escolas de samba, além de homenagens e da apresentação da Corte do Carnaval 2026 — Rei Momo, Rainha, Princesa e Cidadão Samba —, marcando simbolicamente a volta do Carnaval de rua na cidade.
Diretor-presidente da Ares (Associação Representativa das Escolas de Samba de São José dos Campos), André de Castro, o Andrezinho, destacou o trabalho desenvolvido para a retomada do desfile.
“Estamos há mais de dois anos trabalhando para reativar o desfile das escolas de samba. O último Carnaval oficial aconteceu em 2012. Com o apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural, conseguimos reativar esta cultura e esta festa popular tão importante para São José dos Campos”, afirmou.
Segundo ele, as cinco escolas que retornaram ao Carnaval fizeram uma apresentação simbólica durante o evento, antecipando o que será visto no desfile oficial.
Desfile
O desfile foi programado para o próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 19h.
As escolas vão desfilar pela avenida Nelson D’Ávila, passando pela praça Afonso Pena e seguindo pela rua 15 de Novembro, até a esquina com a rua Coronel José Monteiro.
Homenagens
Entre os momentos marcantes da tarde deste sábado, destaque para as homenagens a personagens históricos do Carnaval joseense.
Viúva de Vanderlei Ramos, ex-presidente da escola Estrela de Prata da Vila Maria, falecido em 2016, Rose Ramos emocionou-se ao receber o reconhecimento.
“É muito emocionante. Tenho certeza de que ele estaria muito feliz. Ele amava o Carnaval e fazia as fantasias da escola”.
Outro homenageado foi Luiz Carlos da Silva, o Carudo, primeiro Rei Momo negro de São José dos Campos, eleito em 1978.
“É muito emocionante. Eu não esperava esta homenagem. Para nós, o Carnaval tinha acabado. Comecei no Carnaval ainda jovem, empurrando carro alegórico, e estar aqui hoje é uma grande surpresa”.
Alegria

Moradora da zona norte da cidade, Lídia Silva Eduardo, que desfilou por diversas escolas ao longo dos anos, comemorou o retorno.
“Fiquei muito feliz quando soube que o Carnaval ia voltar. Eu sou do Carnaval há muitos anos, desfilei no Martim Cererê, Calazans, Estrela de Prata. Fez muita falta para nós, e espero que volte firme e forte”, disse Lídia.
A nova Rainha do Carnaval 2026, Luana Sales, destacou a emoção de assumir o posto neste momento histórico.
“Eu me sinto muito honrada em ser rainha após 13 anos sem desfile. Voltamos com luta, garra, energia e muita disposição para fazer desta festa a melhor e mais bonita que São José já teve”.

