Prefeitura de São Sebastião abre Gabinete de Crise para acompanhar impactos das fortes chuvas na Costa Sul

Em Boiçucanga foram 127 mm de chuva em cerca de seis horas; cidade está em estado de atenção

Chuvas em São Sebastião. (Foto: divulgação/PMSS)

Diante das fortes chuvas que atingiram a Costa Sul de São Sebastião no final da tarde deste domingo (25/1), o prefeito Reinaldinho Moreira determinou a abertura do Gabinete de Crise para o acompanhamento em tempo real da situação e a coordenação das ações emergenciais no município. A cidade está em estado de atenção.

A medida tem como objetivo garantir resposta rápida, integrada e eficaz às ocorrências registradas, mobilizando diferentes secretarias municipais para atender a população afetada. A Defesa Civil realiza o monitoramento das áreas de risco e executa uma série de ações preventivas e de resposta em diversos pontos da cidade.

Como parte da organização emergencial, foram abertos locais de acolhimento para moradores que precisaram deixar suas residências. Em Boiçucanga, na Costa Sul, o Ginásio do Cascalho foi disponibilizado como abrigo temporário, com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), que cedeu quadras de escolas municipais, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), responsável pelo atendimento às famílias.

De acordo com dados do pluviômetro instalado no bairro, foram registrados mais de 127 milímetros de chuva em seis horas, o que ocasionou alagamentos em diversas ruas e avenidas. No Sertão do Cambury, outro ponto impactado, a população foi orientada a se dirigir ao ginásio da Escola Municipal Matheus Lucca do Carmo Damasceno, onde permanece em local seguro até o escoamento da água.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atuam desde o início da ocorrência com maquinário pesado para a drenagem manual das áreas mais afetadas e a liberação de vias.

O prefeito Reinaldinho Moreira, acompanhado por secretários municipais, está na região de Boiçucanga acompanhando os trabalhos, reforçando as ações do Gabinete de Crise e garantindo o suporte necessário às equipes que atuam no atendimento à população.

Em caso de emergência, o morador deve ligar nos telefones da Defesa Civil (199), Polícia Municipal (153) ou Corpo de Bombeiros (193).

Botão Voltar ao topo