
Enquanto as férias escolares seguem pelas próximas semanas, a Escola de Formação do Educador (EFE) deu início às atividades de 2026 nesta segunda-feira (19).
Mais de 150 novos professores, recém-efetivados pela Prefeitura de São José dos Campos, começaram o período de capacitação pedagógica no Cefe, em Santana.
O grupo atuará nas 180 escolas municipais a partir do dia 5 de fevereiro, início do ano letivo. Até março, os docentes passarão por uma formação que inclui atividades em laboratórios inovadores, residência pedagógica e treinamento focado em tecnologias educacionais.
Expectativas
A oportunidade de participar do curso antes do início das atividades em sala de aula gera expectativas positivas entre os educadores, como contou Ariane Aslanian, de 47 anos, professora P1, que já atuou na rede como PD (Prazo Determinado).
“É um olhar diferente de quando estava como PD e agora, como efetiva. Acho muito importante este curso antes de ir para sala de aula, pois podemos aprimorar nosso conhecimento. Minha expectativa é me inteirar ainda mais sobre a rede municipal e agregar meu conhecimento em sala de aula”, disse.
Já Viviane Santilli, de 42 anos, professora P2 de inglês, destaca a valorização profissional e o desejo de aprimoramento. “Aqui a Prefeitura valoriza muito o profissional, estou com uma expectativa alta e quero aprimorar meu conhecimento para levar o melhor para os alunos”, afirmou.
Escola de Formação do Educador
A Escola de Formação do Educador da Prefeitura de São José dos Campos oferece espaços destinados à realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da Educação, conforme estabelece a Lei Municipal nº 10.293/2021.
Além dos novos docentes, educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação e Cidadania também podem utilizar o espaço para formações continuadas, especializações para funções superiores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

