
O Memorial a Jorge Nuno Pinto da Costa, construído a partir das homenagens espontâneas deixadas junto ao Estádio do Dragão aquando da sua morte no passado dia 15 de fevereiro, esteve disponível para visita livre. Foram muitos aqueles que reviveram a memória de um dos maiores símbolos do emblema do Dragão, clube que dirigiu durante mais de quatro décadas.
Neste dia em que o Presidente dos Presidentes completaria 88 anos, todos os que desejaram percorrer o espaço do Memorial, localizado no corredor de acesso aos balneários, em frente à galeria que alberga muitos dos momentos que fazem a história do FC Porto – grande parte deles com Jorge Nuno Pinto da Costa a dirigir o Clube, puderam-no fazer de forma livre.
Tentando respeitar, dentro do possível, a disposição real dos objetos deixados, esta é como que uma viagem histórica por momentos, frases e, sobretudo, sentimentos de todos os que, direta ou indiretamente, foram tocados por Jorge Nuno Pinto da Costa e pelas conquistas do Futebol Clube do Porto ao longo dos seus 42 anos de presidência.
Foram mais de 10 mil os objetos recolhidos e trabalhados pela equipa museológica do FC Porto de modo a serem preservados para, posteriormente, uma parte deles poderem integrar o Memorial permanente agora edificado. A partir deste dia, simbolicamente, este Memorial passará a integrar a Tour FC Porto (Museu + Estádio), permitindo o acesso a este tributo popular por todos quantos visitem o Estádio do Dragão.
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

