
Com duas entregas em Caraguatatuba nesta segunda-feira (15), o Governo de São Paulo reforçou a estrutura do Judiciário e o atendimento e proteção às mulheres no litoral norte. Durante a passagem pela região, o governador Tarcísio de Freitas reinaugurou a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e entregou as novas instalações do Fórum do município.
“Dia importante para nós, com as entregas na região do litoral norte. A DDM territorial vai fazer o atendimento, acolhimento e orientação e vai ainda atuar como elemento de investigação para impedir a reincidência de casos. O trabalho integrado será fundamental para atuarmos no combate à violência contra a mulher, um dos nossos grandes desafios. É importante que as mulheres saibam que existe aqui uma referência, um local onde possam buscar ajuda e orientação e serem encaminhadas para os outros programas do governo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A cerimônia contou com os secretários de Estado Adriana Liporoni (Políticas para a Mulher), Osvaldo Nico Gonçalves (Segurança Pública) e Fábio Prieto (Justiça e Cidadania); com o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Veneziani da Silva; e com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, entre outras autoridades.
Com investimento de R$ 2,7 milhões, a unidade da DDM passou por reforma e ampliação. O espaço ganhou instalações modernas e se tornou mais acessível para receber pessoas com mobilidade reduzida. Durante as obras, o público estava sendo atendido em um prédio no bairro Sumaré.
“A DDM de Caraguatatuba representa um importante passo no fortalecimento da segurança pública no litoral norte paulista. É um espaço para a vítima buscar mais do que um apoio técnico da Polícia Civil, mas um local seguro e acolhedor durante todo o processo de denúncia”, ressaltou o Secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, durante o evento.
O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, também comentou sobre a importância da unidade para a região. “Não é apenas uma melhoria física, mas a afirmação do valor que damos à dignidade e à vida de cada mulher”, complementou.

Para reforçar o combate à violência contra a mulher, a região do Vale do Paraíba conta com 10 DDMs territoriais, sendo a de São José dos Campos com atendimento 24 horas. Além disso, conta com 16 salas DDM Online espalhadas em plantões policiais, onde uma equipe especializada realiza o atendimento por videoconferência.
O efetivo de policiais civis que atuam nas delegacias especializadas da mulher na região também foi ampliado na gestão. São 29 agentes a mais, sendo 10 investigadores e 19 escrivães.
Pela Polícia Militar, ainda há o suporte da Cabine Lilás, um serviço especializado de atendimento voltado a vítimas de violência doméstica e familiar aos 39 municípios do Comando de Policiamento do Interior 1.
Desde a sua implantação, em junho deste ano, mais de mil vítimas já foram orientadas sobre como obter seus direitos, receber assistência médica e social e como se proteger do agressor naquele momento.

