
A cesta de produtos natalinos ficou mais cara em 2025 no Vale do Paraíba, porém com reajustes bem abaixo da inflação e inferiores aos observados em 2024. Segundo pesquisa do Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (NUPES) da Universidade de Taubaté, divulgada nesta segunda-feira (8), o frangão/chester subiu 3,94%, o peru teve alta de 2,69% e o tender avançou 5,40%. O panetone, por sua vez, apresentou queda de 8,55% em relação ao ano passado.
Realizado entre 25 de novembro e 6 de dezembro em 16 supermercados de Caçapava, São José dos Campos, Taubaté e Campos do Jordão, o levantamento avaliou os preços dos quatro principais itens consumidos no período natalino. A média regional indica forte equilíbrio entre os municípios, reflexo da atuação das mesmas redes varejistas na região.
Panetone é o único item com queda: -8,55%
De acordo com o estudo, o panetone de 400 g registrou retração expressiva, explicada pela redução dos custos de insumos como farinha de trigo (-14,48%), ovos (-21,12%), leite UHT (-7,10%) e açúcar refinado (-2,27%). A combinação favoreceu maior competitividade entre as indústrias e reduziu o preço final ao consumidor.
Carnes natalinas sobem, mas abaixo da inflação
O IPCA-15 acumulado em 12 meses é de 4,50%, índice acima dos reajustes observados na maioria dos produtos da cesta natalina. A normalização da cadeia produtiva das aves e suínos após os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridos em 2024, contribuiu para a estabilização dos preços em 2025.
Caçapava registra os maiores preços; São José dos Campos concentra os menores
O comparativo entre cidades mostra:
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Frangão/Chester: menor preço em São José dos Campos (R$ 35,73) e maior em Caçapava (R$ 38,65).
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Panetone: menor preço em São José dos Campos (R$ 21,54); maior em Campos do Jordão (R$ 22,95).
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Peru: Taubaté tem o menor preço (R$ 35,29); Caçapava, o maior (R$ 38,71).
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Tender: menor preço em São José dos Campos (R$ 61,98); maior em Caçapava (R$ 73,69)
Segundo o NUPES, as diferenças entre municípios refletem estratégias comerciais das redes e diversidade de marcas, reforçando a importância da pesquisa de preços por parte do consumidor.

