Pinda sedia encontro regional para planejamento do “Novo PAR”

(Foto: Divulggação/PMP)

Pindamonhangaba sediou, recentemente, o Encontro de Líderes Educacionais da Regional, voltado ao planejamento do Novo PAR – Plano de Ações Articuladas, reunindo representantes de quatro municípios da região.

A formação marcou um momento estratégico de colaboração entre redes municipais de ensino, com foco na implementação eficiente da nova política educacional.

Participaram do encontro o articulador regional do Novo PAR e diretor de escola em Pindamonhangaba, Henrique Morais, que conduziu os trabalhos; a diretora do Departamento Pedagógico de Campos do Jordão, Beatriz Carneiro; o secretário de Educação de São Bento do Sapucaí, João Pedro; e a assessora do secretário de Educação da Estância Turística de Tremembé, Débora Zachara.

O município de Santo Antônio do Pinhal, embora ausente na primeira sessão, deverá integrar o grupo nas próximas etapas.

O encontro reforçou a importância de fortalecer o diálogo entre municípios vizinhos, ampliando a troca de experiências pedagógicas e a construção de soluções coletivas. A diversidade de práticas locais foi apontada como uma das maiores riquezas do processo.

Os participantes destacaram, por exemplo, estratégias adotadas em áreas de difícil acesso de São Bento do Sapucaí, metodologias diferenciadas apresentadas por Campos do Jordão e ações de acompanhamento pedagógico desenvolvidas em Tremembé e Pindamonhangaba.

A assessora Débora Zachara enfatizou que o trabalho conjunto “fortalece uma visão sistêmica da educação e garante que cada município avance respeitando suas especificidades, mas sempre alinhado ao objetivo comum de oferecer uma educação de qualidade e equitativa”.

Além do alinhamento conceitual sobre o Novo PAR, os representantes participaram de uma capacitação técnica voltada ao uso da plataforma dashboard, ferramenta oficial para monitoramento, gestão e planejamento das ações educacionais.

Os líderes educacionais seguem agora com a responsabilidade de finalizar os planejamentos individualizados de seus municípios, consolidando o compromisso regional com o avanço das políticas públicas educacionais.

Segundo o diretor Henrique Morais, a formação “representa um passo decisivo para fortalecer a cooperação entre cidades, transformar dados em ações concretas e construir uma educação verdadeiramente integrada, justa e orientada para o desenvolvimento integral dos estudantes”.

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