
A Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba, promoveu, entre os dias 20 de outubro e 12 novembro, a Mostra de Melhores Práticas 2025, um evento que valoriza e compartilha experiências pedagógicas bem-sucedidas desenvolvidas nas escolas municipais ao longo do ano letivo.
A Mostra busca promover a troca de saberes entre professores e estudantes, fortalecer o vínculo com as famílias e a comunidade e destacar como as ações realizadas nas unidades contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando a educação local às metas globais de desenvolvimento humano e sustentável.
No CMEI Profª Rosália de Fátima Santos Queiroz, localizado no bairro Crispim, os trabalhos apresentados abordaram temas como leitura, desfralde, meios de transporte, alimentação saudável e bichinhos de jardim – voltado à conscientização sobre animais dóceis e peçonhentos, considerado a presença de cobras e escorpiões na região.
O evento contou também com a participação do projeto de contraturno da Casa Girassol, reforçando a integração entre ações pedagógicas e comunitárias.
Já na Escola Municipal Dr. Ângelo Paz da Silva, localizado no Cidade Jardim, a Mostra foi realizada na quarta-feira (12) e contou com a presença da secretária de Educação, Luciana Ferreira.
O evento reuniu pais e familiares para conhecer os trabalhos realizados pelos alunos e teve ainda a presença da diretora pedagógica, Edma Cardoso Bacelar, e da diretora de Zeladoria Mariela, que parabenizaram a equipe pela dedicação e organização.
A programação contou com a parceria do Projeto Bombeiro na Escola, que realizou palestra sobre “Engasgamento em crianças e adultos”, e do Posto de Saúde, com stand informativo das agentes comunitárias Magali e Simone, que distribuíram materiais da campanha “Pinda x Dengue”.
Nas salas de aula, os visitantes puderam conferir exposições e atividades voltadas aos ODS 2, 3, 4 e 16, além de projetos de Educação Baseada na Natureza, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), leitura, escrita, matemática e releituras das obras do pintor e artista plástico, Ivan Cruz.
A diretora, Márcia Duque dos Santos destacou que “o envolvimento dos alunos e a grande participação das famílias, que elogiaram o empenho dos professores e a qualidade das ações pedagógicas”.
No CMEI Marli Lemes de Moura Camargo, localizada no Ipês I, a Mostra apresentou projetos voltados à identidade, leitura, psicomotricidade, educação antirracista, saúde e bem-estar e meio ambiente, revelando o compromisso da equipe com o desenvolvimento integral das crianças.
As famílias foram recebidas com muito carinho e puderam assistir a duas apresentações artísticas: pela manhã, as crianças cantaram em tupi-guarani, como parte do projeto de educação antirracista, e à tarde, interpretaram a canção “Tudo Bem Ser Diferente”, de autoria do professor Raul Cabral.
O evento contou também com a presença da UBSF Ipê II, representada pelo dr. Paulo e por Ana Paula, que orientaram os pais sobre os cuidados na primeira infância, e da Multifarma, que ofereceu aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “A Mostra de Melhores Práticas representa o compromisso das nossas escolas com uma educação viva, participativa e transformadora.
Cada projeto apresentado revela o empenho dos educadores e o envolvimento das famílias em construir, junto com os alunos, um apresentado revela o empenho dos educadores e o envolvimento das famílias em construir, junto com os alunos, uma aprendizagem significativa e conectada com a realidade de cada comunidade”, afirmou.

