
A Secretaria de Cultura e Turismo recebeu, na semana passada, a Mesa Redonda “Explorando Pinda”, realizada em 10 de novembro de 2025 pelos alunos Priscila de Azevedo, Paulo Sato, Rose Elen Teixeira, Valéria Sávio, Viviane Santos e Zilda Estevam, do curso técnico em Guia de Turismo do Senac Pindamonhangaba.
O encontro aconteceu no Palacete 10 de Julho e integrou o Trabalho de Conclusão de Curso da turma, e também contou com interpretação de libras, apresentado por Stephanie Mota.
Participaram da mesa redonda Vladimir Ferreira de Souza (Graal Pinda), Felipe Bolderine (Queijaria Bolderine), Kelly Faria (Restaurante Colméia) e Fábio Vieira (Departamento de Turismo).
O objetivo foi promover uma troca aberta e construtiva de ideias e experiências, fortalecendo o turismo receptivo de Pindamonhangaba e ampliando a visão do público sobre desafios, oportunidades e caminhos possíveis para o setor.
Segundo Valéria Sávio, o impacto foi imediato e positivo. “O mais gratificante foi ver como o projeto impactou positivamente as pessoas. Muitos entraram em contato conosco depois, compartilhando impressões e expressando surpresa com o rico atrativo turístico que Pindamonhangaba oferece. Muitos não tinham ideia do potencial da nossa cidade e saíram com uma nova perspectiva”, destacou.
A atividade, supervisionada pelos professores Nathalia Martinelli e Rodrigo Moreira, buscou aplicar conhecimentos teóricos em um problema real da comunidade local, consolidando o aprendizado e preparando os alunos para a atuação profissional.
“A Mesa Redonda foi muito importante, especialmente pelos relatos dos palestrantes. Eram histórias inspiradoras e cheias de paixão, e acredito que isso despertou no público o potencial turístico da nossa cidade”, ressaltou o estudante Paulo Sato.
Para Rose Elen, o evento marcou um encerramento especial do curso. “Meu coração se enche de gratidão e felicidade. Concluímos com chave de ouro nosso curso técnico de Guia de Turismo.
Com o apoio do diretor de Turismo, Fábio Vieira, e da secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guedes, que abriram as portas do Palacete 10 de Julho, conseguimos trazer o tema ‘como fomentar o turismo receptivo na cidade’. Assim, contribuímos com Pindamonhangaba e levantamos boas ideias para o nosso turismo”, afirmou.
“Ver estudantes engajados na construção de propostas reais para o turismo local reforça que Pindamonhangaba tem um futuro promissor no setor.
Iniciativas como esta ampliam o diálogo, aproximam a comunidade e fortalecem a visão de uma cidade que valoriza suas potencialidades”, comemorou o diretor de Turismo, Fabio Vieira.

