
São José dos Campos ainda não sabe o que é sair dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp) sem levantar o troféu de campeão. Pela terceira vez em três edições, o município conquistou o título geral da competição.
A delegação joseense somou ao final de cinco seletivas, mais a final estadual, 52 pontos, dez a mais que a vice-líder Sorocaba. Presidente Prudente ficou com a terceira colocação, com 20 pontos. As modalidades em disputa foram atletismo, natação, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado.
“Esse título é resultado do trabalho duro do dia-a-dia e dos esforços de agregarmos todas as modalidades paralímpicas que temos em nosso quadro”, destaca Renê Quintas, supervisor técnico do Instituto Athlon, entidade paradesportiva que representou São José dos Campos e que tem projetos enquadrados na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, plataforma de financiamento do Governo do Estado de SP.
Na final estadual, que contemplou apenas atletismo e natação, o topo do pódio foi bem distribuído. No atletismo, melhor para Sorocaba, no feminino, e São Bernardo do Campo, no masculino. Já na natação, deu São José dos Campos, no feminino, e Presidente Prudente, no masculino.
O Paresp 2025 reuniu mais de 1.800 atletas de todo o estado em dois meses de disputas. Confira os boletins com os resultados de todas as etapas aqui.
Veja o top-10 do Paresp 2025:
1º – São José dos Campos: 52 pontos
2º – Sorocaba: 42 pontos
3º – Presidente Prudente: 20 pontos
4º – Itu: 18 pontos
5º – Marília: 18 pontos
6º – Suzano: 15 pontos
7º – São Paulo (Capital): 15 pontos
8º – Novo Horizonte: 14 pontos
9º – São Bernardo do Campo: 12 pontos
10º – Praia Grande: 11 pontos

