publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Crianças realizam sonho coletivo de conhecer a GCM de São José

Alunos da Emei Sandra Regina, do Jardim Americano, conheceram de perto a rotina dos agentes da segurança municipal, pelo projeto Pedagogia dos Sonhos. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu, na última sexta-feira (7), a visita especial dos alunos da Emei Professora Sandra Regina de Almeida Paulo, do bairro Jardim Americano.

Participaram da atividade 11 estudantes dos anos iniciais, acompanhados pela equipe da escola. A ação integra o projeto Pedagogia dos Sonhos, da Educação Empreendedora da rede de ensino municipal.

A iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, reúne práticas pedagógicas, oficinas e vivências que estimulam atitudes empreendedoras desde a infância, incentivando autonomia, protagonismo, planejamento e imaginação.

Na Emei, professores e direção observaram que muitas crianças manifestavam o sonho de se tornarem policiais, guardas civis ou bombeiros. A partir disso, a equipe escolar decidiu aproximá-las da realidade desses profissionais, promovendo a visita. A atividade prática teve apoio e colaboração da Secretaria de Proteção ao Cidadão.

“Alguns pais de alunos são policiais e os guardas da ronda sempre param e conversam com as crianças, então, durante a aplicação da Pedagogia dos Sonhos houveram muitos ‘sonhos’ de ser polícia e guarda. Foi muito importante eles virem aqui e ver que o sonho deles é possível”, afirmou a professora do Pré II, Débora Aquino.

Para a diretora da escola, Karme Rejane, o encontro foi motivado pelo interesse genuíno das crianças. “A principal motivação de trazer eles foi o interesse que manifestaram desde o começo do projeto. Queríamos levá-los a um lugar onde iriam ser acolhidos, eles foram muito bem recebidos e apresentados aos espaços”, disse.

Esta foi a primeira visita de alunos da rede municipal à sede nova da GCM. Durante o passeio, as crianças puderam entrar nas viaturas, subir nas motos da GTAM (Grupo Tático de Moto), experimentar capacetes e escudos, visitar a academia da corporação e até acionar as sirenes, para uma experiência completa.

A atividade foi conduzida pelo inspetor Leandro Tavares, que reforçou a importância de aproximar as crianças do trabalho dos guardas. “Conhecer o ambiente de trabalho dos guardas civis desperta nelas valores como respeito, cidadania e admiração pela função pública”, destacou.

A visita também fortalece o vínculo da GCM com a comunidade, que conta com o trabalho da Ronda Escolar e a participação dos agentes em momentos cívicos nas unidades de ensino. As crianças ainda vivenciaram um momento especial cantando o Hino Nacional junto aos guardas.

“Para mim foi um sonho vir aqui, eu estou gostando muito. A parte que eu mais gostei foi a sirene do carro”, contou animada Mirella Santos, de 6 anos.

“Eu gostei muito da academia e da esteira. E eu estou gostando muito do passeio”, observou Giovanna Gonzaga, também de 6 anos.

Ronda Escolar

Os agentes da Guarda Civil Municipal que compõem a Ronda Escolar recebem formação especializada em gestão de conflitos, mediação e práticas pedagógicas, atuando com sensibilidade e diálogo.

As rondas acontecem diariamente nos horários de entrada e saída dos estudantes, além de visitas periódicas às escolas para acompanhamento das rotinas e fortalecimento da segurança e da convivência no ambiente escolar.

Botão Voltar ao topo