
A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) encerrou, no dia 7 de novembro, a Manobra Escolar 2025, após quase duas semanas de intensas atividades no terreno. O exercício consolidou os conhecimentos técnicos e táticos dos futuros oficiais do Exército Brasileiro, reunindo mais de 1.500 cadetes, reforçados por militares da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) e da Escola de Logística (EsSLog), além de integrantes de diversas organizações militares (OM) da Força Terrestre.
A operação, marcada pelo realismo, reuniu ataques simulados, ações aeromóveis, tiros reais e manobras logísticas, com o uso de 300 viaturas e cinco aeronaves. Houve também ações cívico-sociais em Quatis e Itatiaia (RJ), com atendimentos à população e apresentações da Banda de Música da AMAN.
Finalizando o exercício, foi realizado no dia 6 de novembro, o tiro das armas coletivas, no contexto de uma demonstração de força, que evidenciou o preparo, a integração e o espírito de corpo, característicos da formação do Cadete de Caxias.
Com o término da Manobra Escolar, a AMAN mantém seu compromisso com a formação de líderes preparados para servir ao Brasil, guiados por valores de disciplina, competência e dedicação.

