publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

UNITAU realiza 21º SePLA e dá início às comemorações dos 30 anos do Programa de Linguística Aplicada

Evento reúne pesquisadores de todo o país para discutir as relações entre linguagem, tecnologia e desenvolvimento humano, com atividades presenciais e remotas

Evento reúne pesquisadores de todo o país para discutir as relações entre linguagem, tecnologia e desenvolvimento humano, com atividades presenciais e remotas. (Foto: Unitau/ACOM)

Nos dias 7 e 8 de novembro, a Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza o 21º Seminário de Pesquisa em Linguística Aplicada (SePLA), o maior evento promovido pelo Programa de Linguística Aplicada (PLA) da instituição.

Realizado anualmente, o SePLA chega à sua vigésima primeira edição consolidado como um importante espaço de diálogo acadêmico e científico. O evento, que teve início como um encontro entre docentes e discentes do Mestrado em Linguística Aplicada, hoje reúne pesquisadores de diversas regiões do país, ampliando a troca de experiências e perspectivas sobre o campo.

Com o tema “Linguagem, Tecnologia e Desenvolvimento Humano: contribuições da Linguística Aplicada em contextos diversos”, a programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, lançamento de livros e salas temáticas com apresentação de comunicações orais.

Entre os palestrantes convidados estão o professor Dr. Adail Sobral, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que abordará o tema IA, Ética e Autoria, e o professor Dr. Clécio dos Santos Bunzen Júnior, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que discutirá Educação Literária no século XXI.

As mesas-redondas e oficinas contemplam temas contemporâneos e plurais, como Fotografia e Letramento, Libras, Tecnologias Sociais e Decolonialidade e Contracolonialidade. Já as salas temáticas receberam mais de 70 trabalhos de pesquisadores de instituições do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.
Uma das novidades desta edição é a sala especial dedicada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que reunirá experiências desenvolvidas por licenciandos vinculados ao projeto.

O 21º SePLA também marca o início das comemorações pelos 30 anos do Programa de Linguística Aplicada da UNITAU, que em fevereiro de 2026 completa três décadas de atuação — sendo um dos seis programas de Linguística Aplicada existentes no Brasil.

“Celebrar os 30 anos do nosso Programa em meio a um evento tão representativo é motivo de grande orgulho. O SePLA simboliza o compromisso da UNITAU com a pesquisa e com a formação crítica e ética de profissionais das mais diversas áreas. Ao longo dessas três décadas, o Programa de Linguística Aplicada consolidou uma trajetória de relevância acadêmica e social, contribuindo para ampliar o olhar sobre a linguagem em suas múltiplas dimensões”, destacou a Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto, coordenadora do Programa de Linguística Aplicada da UNITAU.

As palestras e as salas temáticas serão transmitidas de forma remota pela TV UNITAU, enquanto as mesas-redondas, oficinas e lançamentos de livros acontecem presencialmente no Departamento de Comunicação e Negócios (CEN).
A programação completa pode ser acessada no https://unitau.me/sepla.

Botão Voltar ao topo