
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica nesta quarta-feira (5) o segundo dia do Provão Paulista para estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
Mais de 375 mil estudantes estão inscritos na avaliação do Governo do Estado que garante acesso direto ao ensino superior público paulista.
As 3.600 escolas que aplicam as avaliações abrem às 7h, os portões serão fechados às 7h45 e as provas aplicadas a partir das 8h. No Vale do Paraíba, a rede estadual tem 19,7 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
A avaliação do Governo do Estado oferece 15.717 vagas no ensino superior na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Nesta segunda etapa do Provão para a 3ª série, o caderno de provas trará questões de matemática, ciências humanas e sociais aplicadas.
São, no total, 42 questões objetivas (de múltipla escolha), distribuídas em:
18 questões de matemática;
5 de filosofia;
7 de geografia;
7 de história; e
5 de sociologia.
Todo conteúdo programático exigido no Provão faz parte do Currículo Paulista do Ensino Médio. Nesta quarta-feira, o tempo mínimo de permanência em sala de aula é de duas horas e o tempo total, de quatro horas. Todos os estudantes com deficiência têm direito a uma hora a mais para realizar as provas, ou seja, um total de cinco horas.
Tema da redação
A redação, aplicada no primeiro dia de Provão, teve como tema: “Como os adolescentes podem usar as redes sociais sem prejudicar a saúde mental?”. O estudante Ricardo da Conceição Macedo, de 17 anos de idade, aluno da Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira (localizada na zona oeste de SP) conta por que saiu do primeiro dia de provas satisfeito com a sua entrega: “Essa primeira prova me deixou com um sentimento de muita felicidade, porque eu acertei o tema da redação”.
Ele ainda sorri e diz: “Depois dessa sorte que eu tive, acertando o tema, eu acho que o Provão Paulista vai me ajudar bastante nos meus objetivos”.
Próxima etapa do Provão
Após os dois dias de provas, os estudantes da 3ª série precisam estar atentos ao período de escolhas de cursos. O prazo final para que cada aluno que fez a avaliação final neste ano registre os cursos de preferência, de olho em seu futuro, é 28 de novembro.
No processo da escolha que vai determinar o que cada um quer estudar nos próximos anos, o aluno pode optar por um curso em cada universidade ou faculdade e ainda há o limite de dois cursos diferentes por universidade.
Por exemplo, um aluno que escolher dois cursos na USP — economia e história, por exemplo — terá que registrar as terceira e quarta opções em outra universidade e faculdade, uma para a Unicamp e outra para a Fatec, por exemplo.
No primeiro semestre, as vagas são destinadas apenas à USP, Unesp e Unicamp e parte delas para as Fatecs. As vagas da Univesp serão disponibilizadas para escolha no ano que vem, uma vez que as aulas da universidade virtual começam apenas no segundo semestre, assim como cerca de metade das turmas das Fatecs.
Neste caso, as vagas serão liberadas para alunos aprovados no Provão Paulista que não ingressaram nos cursos iniciados no primeiro semestre nas três universidades e nas Fatecs, em um novo processo de escolha.
A escolha de cursos deve ser feita no portal do Provão Paulista Seriado, no https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Antes de registrar as opções, é preciso que os estudantes confirmem seus dados pessoais, indiquem o grupo a qual pertencem e respondam sobre a renda per capita familiar.
Alunos que são candidatos da rede estadual de ensino, dos municípios e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) devem acessar o portal com seu Registro de Aluno (RA). Alunos de outras redes devem acessar com CPF.
Provão Paulista Seriado
Os estudantes das três séries do Ensino Médio criam uma trajetória no Provão Paulista Seriado e devem fazer as provas durante os três anos da última etapa da educação básica, com notas que se somam no período.
Para alunos da 1ª série do EM, o Provão acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no mesmo horário, e para alunos da 2ª série, as provas estão marcadas para os dias 11 e 12 de novembro.
Em cidades com feriados em qualquer um dos dias de Provão Paulista, as avaliações serão aplicadas em nova data e os cadernos de provas são diferentes dos dias oficiais.
O Provão Paulista chega em 2025 à sua terceira edição, com quase 50 mil vagas diretas para o ensino superior oferecidas desde a sua criação.

