
O programa Decolar, uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, realizou a Primavera Cultural, evento que mostra os diferentes talentos artísticos dos alunos em áreas como: música, dança, teatro e quadros, que foram expostos.
Realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), o evento contou a participação de mais de 60 alunos superando e encontrando diversos talentos. Também contou com o carinho dos pais, familiares, ex-alunos e mais pessoas que foram prestigiar a apresentação.
O evento acontece a cada 2 anos e, além do show de talentos, também contou com projetos de robótica, cubo mágico, troca de informações, entre outras ações.
Impacto
“Os alunos são muito talentosos e ver a superação deles, se apresentando na frente dos pais e das outras pessoas, recebendo o carinho dos pais, tudo isso é fundamental”, destacou Suellen Martins, responsável pelo programa Decolar.
Para alguns, a sensação de subir no palco foi única, mesmo com o nervosismo. Luanne Pyetra, aluna da Emefi Álvaro Gonçalves que participou da atividade de oratória e realizou o cerimonial do evento.
“Foi como uma prova das atividades, onde tivemos que usar e mostrar o que aprendemos no decorrer das aulas” destacou Luanne.
Já Kaio Tertuliano, da Emefi Dom Pedro de Alcântara, fala sobre a sua participação e destacou que o curso ajudou a encontrar algo que gostasse de fazer. “Minha experiência foi fantástica, após minha entrada no curso eu percebi que consegui encontrar algo que me apegasse”, observou.
O projeto
Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o programa Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede.
As áreas trabalhadas pelo Decolar são: Criatividade, Habilidades e Expressão; Ciências, Investigação e Tecnologia; Comunicação; Organização e Humanidades.
Os alunos escolhem as atividades conforme seus interesses e fazem um plano individual de trabalho. A partir desta programação, há ações e atividades semanais sempre no contraturno escolar.
Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (2º, 3º, 4º e 5º anos). Após esse período, passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.

