
A concessionária SJK Airport anunciou a implementação da segunda frequência semanal da rota cargueira entre Bruxelas e São José dos Campos, operada pela LATAM Cargo. A nova frequência entra em operação no domingo (26).
Com a nova frequência, os voos de carga entre a Europa e aeroporto de São José dos Campos ida e volta passam a ser feitos às quartas e domingos. A ampliação acontece menos de um mês depois do voo inaugural da nova rota comercial, que ocorreu em 2 de outubro.
A concessionária informou que a ampliação reforça a estratégia de incremento dos voos cargueiros para o SJK Airport, conectando a cidade diretamente a cargas procedentes de toda a Europa e trazendo mais agilidade para a movimentação de segmentos estratégicos para a região e o país — como aeroespacial, automotivo, tecnologia, saúde (healthcare), moda e energia.
A expectativa é também de um aumento na quantidade de exportações e importações. Inicialmente, a LATAM cargo havia estimado que a operação movimentasse cerca de 50 toneladas de carga por semana.
Com a inauguração da rota São José-Bruxelas, o aeroporto passou a contar com sua segunda rota cargueira internacional.
A primeira, inaugurada em maio de 2023 com voos para Miami (EUA), já alcançou três frequências semanais e transporta mais de 150 toneladas de carga por semana.
O aeroporto de São José também possui rota regular de passageiros, que opera com quatro frequências semanais para o Rio de Janeiro, ida e volta. A operação é realizada pela GOL Linhas Aéreas.
Concessão
A conquista reforça a posição de São José dos Campos como hub logístico e industrial estratégico, consolidando sua vocação internacional.
Com localização privilegiada, pista de grande extensão e terminal de cargas modernizado, o aeroporto tem atraído empresas dos setores aeronáutico, automotivo, eletrônico e de alta tecnologia.
A administração do Aeroporto Urbano Stumpf, de São José dos Campos, está concedida à empresa SJK Airport desde novembro de 2022 por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.
A consolidação do aeroporto com mais operações de voos regulares, possibilitando a geração de emprego e renda para o município, faz parte do Plano de Gestão 2025-2028.

