
O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo colocou em funcionamento três novas salas cirúrgicas. O projeto de expansão prevê chegar em 24 salas para atendimento de segunda a sábado, até o final de 2025.
Além da ampliação física, a gestão do hospital tem adotado diferentes estratégias para atender as demandas cirúrgicas. As melhorias incluem mutirões de procedimentos eletivos realizados aos finais de semana, a revisão criteriosa dos pedidos junto às equipes médicas e a implantação de novos sistemas operacionais para otimizar o uso das salas.
Avanços no atendimento
Os avanços já podem ser observados. Dados mostram que no primeiro semestre deste ano foram realizados cerca de 10 mil procedimentos. Com a entrada em operação das novas salas, estima-se que até 1.800 novos procedimentos poderão ser realizados a cada mês. A expansão também é reforçada pelo credenciamento de hospitais da rede do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) em diferentes regiões do Estado.
Distribuídas em três andares, as novas salas são totalmente equipadas para atender especialidades como oftalmologia, ortopedia, cardiologia, urologia, oncologia entre outras. A meta é ampliar progressivamente a oferta de cirurgias eletivas, consolidando o papel do HSPE como referência em média e alta complexidades.
“Diferentes estratégias implementadas pela gestão do HSPE têm possibilitado um crescimento constante no número de cirurgias. A expectativa é ampliar ainda mais esse volume com a nova estrutura, sempre tendo em mente a melhoria da qualidade assistencial”, afirma o gerente das Clínicas Cirúrgicas do HSPE, Climério Pereira do Nascimento Júnior.