
A Marinha do Brasil (MB) está conduzindo, até 5 de dezembro, a Operação “ATLAS ANFÍBIA”, na área marítima entre a Ilha de Marambaia (RJ) e Itaoca (ES). A ação, que começou nesta terça-feira (26), integra um amplo exercício militar que envolve um apurado sistema de comando e controle para a execução de operações anfíbias — consideradas entre as mais complexas do ambiente naval.
A operação anfíbia se desdobra em distintas fases, com a missão principal de realizar o desembarque de tropas, por meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, para a conquista simulada de uma praia hostil. Para tanto, estão sendo empregados cerca de 3400 militares, dos quais 1500 fuzileiros navais realizarão técnicas de infiltração, ações de reconhecimento e exercícios terrestres de deslocamento tático. Acompanham a Operação “ATLAS ANFÍBIA” observadores estrangeiros da Arábia Saudita, Argentina, Camarões, Egito, Espanha, França, Índia, Namíbia e Reino Unido, além de 12 Servidores Civis brasileiros.
Encontram-se embarcados o Comandante em Chefe da Esquadra, ViceAlmirante ANTONIO CARLOS CAMBRA, e o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra,
Contra-Almirante MARCELO DO NASCIMENTO MARCELINO, que é o Comandante da Força Tarefa Anfíbia, responsável por executar as atividades relacionadas ao emprego do Poder Naval.
Os seguintes meios da MB estão envolvidos na Operação “ATLAS ANFÍBIA”:
– Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”;
– Navio Doca Multipropósito “Bahia”;
– Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”;
– Fragata “Liberal”;
– Fragata “Independência”;
– Corveta “Barroso”;
– Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Marambaia”;
– Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Camboriú;
– Embarcações de Desembarque de Veículo e Material “Cagarras” e “Cataguazes”;
– Helicópteros UH-12 “Esquilo”;
– Helicópteros AH-15B e UH-15 “Super Cougar”;
– Helicópteros SH-16 “Seahawk”;
– Helicópteros AH-11B “Super Lynx”;
– Aeronave Remotamente Pilotada RQ-1 “ScanEagle”;
– Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf); e
– Veículo de Superfície Não Tripulado (VSNT).

