Pindamonhangaba vence prêmio da AMVALE com projeto ambiental na Educação

Projeto de gestão sustentável de resíduos foi destaque no 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025

O anúncio aconteceu na noite de quinta-feira (27), em Tremembé, durante cerimônia que reuniu representantes de diversos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. (Foto: i

A AMVALE premiou o projeto “Preservar e Cuidar, é Só Começar”, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba, como vencedor na categoria ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, durante o 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025. A premiação ocorreu na noite de quinta-feira (27), em Tremembé.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto promove a gestão sustentável de resíduos sólidos dentro da rede municipal, com ações de sensibilização, palestras, reorganização interna, implantação de lixeiras para recicláveis e orientação correta de descarte. A iniciativa tem baixo custo, já começou a ser replicada e pode ser expandida para outras pastas e unidades escolares.

Ao todo, o prêmio recebeu 232 projetos de 34 cidades, avaliados com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Pindamonhangaba foi finalista com seis projetos, envolvendo as secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Habitação e Mulher, Família e Direitos Humanos.

O presidente da AMVALE e prefeito de Piquete, Rominho, destacou o protagonismo de Pindamonhangaba e a importância da cooperação regional para fortalecer as boas práticas de gestão pública.

Botão Voltar ao topo