
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), colocará em funcionamento 32 novos radares de fiscalização eletrônica em rodovias estaduais paulistas a partir da 0h desta terça-feira (30).
Em Pindamonhangaba, passa a operar o radar instalado no trecho da SP-062 (Rodovia Amador Bueno da Veiga – Pindamonhangaba/Taubaté), km 156,600, sentido Leste/Oeste, com limite de 60 km/h para todos os veículos.
Implantação dos radares em SP
Os novos equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a instalação de 649 radares em pontos estratégicos das rodovias estaduais não concedidas, que somam mais de 12 mil quilômetros de extensão.
A escolha dos locais foi baseada em mapeamento técnico, levando em conta histórico de acidentes, excesso de velocidade, curvas críticas, pontos de travessia de fauna e demais fatores de risco.
Fiscalização e etapas
Outros radares previstos seguem em fase de testes e homologação. O governo estadual reforça que o início da fiscalização será divulgado nos canais oficiais, imprensa e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.