publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jornalistas participam de treinamento no CCOPAB para atuação em cenários de conflito

Treinamento reúne 31 jornalistas de várias regiões do país, incluindo o PortalR3, para capacitação em segurança e cobertura de missões.

Turma de 2025 do estágio. (Foto: CCOMSEx)

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado na Vila Militar, no Rio de Janeiro, realiza, de 1º a 5 de setembro de 2025, a edição 2025 do Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito. O treinamento é coordenado pela coronel da reserva Fernando Moleta, militar com ampla experiência em Missões de Paz.

O estágio tem como objetivo capacitar jornalistas e assessores para atuarem com segurança em áreas de conflito, abordando procedimentos de proteção pessoal, interação com forças militares e organizações envolvidas em missões humanitárias. Nesta edição, 31 profissionais de diversas regiões do Brasil participam do curso. Entre eles, o jornalista do PortalR3, Luis Claudio Antunes, que representa a região do Vale do Paraíba no treinamento.

coronel de Infantaria Adenir Fernandes Nogueira. (Foto: CCOMSEx)

Na abertura, na segunda-feira (1º), o comandante do CCOPAB, coronel de Infantaria Adenir Fernandes Nogueira, explicou a atuação da unidade na preparação de militares e civis para missões em zonas de conflito. Em seguida, o capitão Mayron, da Força Aérea Brasileira, ministrou a palestra “Planejando uma cobertura”, destacando os principais pontos para reportagens em áreas de risco.

Outro momento importante foi a apresentação do coronel Maurício Avelar Tinoco, do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro, que abordou a história e os marcos institucionais da força terrestre. No encerramento do primeiro dia, o coronel PTTC Francisco Augusto, com apoio de militares da FAB e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, conduziu uma oficina teórica e prática sobre primeiros socorros, incluindo manobras como torniquete, Heimlich e RCP.

Estagiários durante trilha. (Foto: Claudio Antunes/PortalR3)

O segundo dia iniciou com o subtenente de Engenharia Ricardo Barbosa explicando os diferentes tipos de explosivos e munições utilizados em conflitos, além dos tratados internacionais que regulam seu uso.

André Batista, coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro. (Foto: Claudio Antunes/PortalR3)

Em seguida, André Batista, coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro, ministrou a palestra “Gerenciamento de Crise”, relatando sua experiência como negociador no emblemático caso do sequestro do Ônibus 174, ocorrido em 2000. Ele também explicou aos jornalistas os diversos passos em uma negociação policial bem como mostrou casos que ficaram famosos no Brasil e que ajudaram na criação de leis e no melhor preparo das polícias.

Cidade do Fogo. (Foto: Claudio Antunes/PortalR3)

À tarde, os participantes estiveram na Cidade do Fogo, do Corpo de Bombeiros, para atividades práticas, com destaque para o treinamento sobre tipos de extintores e técnicas de combate a incêndios.

O curso segue até sexta-feira, 5 de setembro, com diversas atividades teóricas e práticas envolvendo o Exército Brasileiro, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Centro “Sérgio Vieira Homem de Mello”

Botão Voltar ao topo