
Que o Brasil é o berço do futebol, todo mundo já sabe. Mas nosso país também é palco de muitos outros espetáculos esportivos. Com o passar dos tempos, atletas de diversas modalidades conquistaram lugar de destaque no mundo todo por suas capacidades impressionantes.
Atualmente, os brasileiros já perceberam essa capacidade local e acompanham o desempenho dos atletas de maneira mais próxima. De campeonatos a apostas esportivas, facilmente encontradas em plataformas como ao realizar o Betano login, a tietagem é merecida devido à excelência dos desportistas.
Hoje, vamos relembrar alguns nomes que fizeram história no mundo, carregando a bandeira verde e amarela para os lugares mais altos do pódio.
Pelé, o maior rei do futebol de todos os tempos
Talvez a figura mais icônica e toda a história do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o popular Pelé, ganhou visibilidade em todo o planeta em tempos onde a internet ainda nem existia. Com um domínio inacreditável da bola, Pelé começou muito jovem e trouxe para casa títulos ainda não alcançados por outros jogadores.
Foram três Copas do Mundo e mais de 1.200 gols contabilizados em partidas oficiais. As suas conquistas foram tão incríveis que ele foi considerado pela própria FIFA como o Jogador do Século em 2020.
Como se o dom dentro do campo já não fosse o suficiente, Pelé se mostrou ser também uma pessoa excepcional. As suas características pessoais o tornaram ainda embaixador da paz e também da inclusão social.
Ronaldo, o Fenômeno
Com um futebol irretocável, Ronaldo aterrissou nos gramados de forma surpreendente. Seu jogo, completo, técnico e também instintivo, mostrou ao mundo a força que um bom jogador tem. Estreante do Cruzeiro, logo foi barganhado pelo Paris Saint-Germain e mostrou à Europa o poder que o brasileiro tinha nos pés.
Circulou por diversos outros times europeus como o Barcelona, Inter de Milão e Real Madrid, mas foi vestindo a camisa da seleção canarinho que realmente brilhou sem precedentes. Ronaldo conquistou duas Copas do Mundo e ainda foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela Fifa por três vezes.
Marta, a prova de que o futebol é para mulheres
Marta Vieira da Silva, nossa maior futebolista até hoje, mostrou para quem ainda não entendia que o gramado é, sim, lugar de mulher. Com um futebol impressionante, ela foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA por inacreditáveis seis vezes! Esse mérito nunca antes foi alcançado por nenhuma outra jogadora, nem jogador.
Marta esteve a frente da seleção brasileira por várias Copas do Mundo, além de diversos Jogos Olímpicos. É referência de técnica, profissionalismo, habilidade e liderança. Carrega também, com muita maestria, a bandeira da luta pela igualdade de gênero, trazendo mais atenção ao futebol feminino que, ainda hoje, sofre certas discriminações.
Ayrton Senna do Brasil
Saindo um pouco dos gramados, lembramos a mais célebre frase, sacramentada pelo Galvão Bueno. Ayrton Senna foi um ícone que, de tão superior, quase deixa de ser brasileiro para ser do mundo.
Com três títulos mundiais e 41 vitórias na F1, Ayrton conquistou o coração até mesmo de quem não acompanhava as corridas. A sua marca registrada era a precisão, agressividade e coragem, até mesmo em condições extremas.
Senna sabia exatamente o que estava fazendo, por isso, apostava suas fichas nas suas próprias decisões. A sua capacidade de identificação da pista era impressionante e impactava a todos, desde colegas de corrida a chefões das marcas. Sua morte precoce chocou o mundo, mas deixou gravada sua existência na história do automobilismo.
Oscar Schmidt, o mão santa do basquete
No alto de seus 2,05m de altura, Oscar dominou o cenário do basquete nacional por mais de 30 anos. Foram mais de 49 mil pontos marcados, trazendo para ele o título de maior pontuador na história do basquete profissional.
O mão santa brilhou também na Europa, além de ter sido destaque nas Olimpíadas e também em Mundiais representando o Brasil. Agressivo, porém muito preciso, seus arremessos eram cirúrgicos. Um grande marco da sua história foi a recusa para participar da NBA para seguir defendendo o seu país.
Gustavo Kuerten, o Guga
O nosso labrador humano, Guga conseguiu a atenção do mundo inteiro pelo seu desempenho absurdamente elevado no tênis. Dono de um talento nato, ele conseguiu lapidar seu jogo de maneira tão perfeita que chegou ao topo da carreira de um tenista, o Roland Garros.
Guga guarda consigo três troféus desse torneio, o mais importante do mundo, chegando até mesmo a ocupar o primeiro lugar no ranking da ATP. Junto de todas essas premiações, Guga também conquistou o coração dos brasileiros com seu carisma sem igual. Apelidado carinhosamente de labrador humano, ele esbanja simpatia, bom humor e atenção aos fãs.
Daiane dos Santos, a pequena gigante
Pioneira na ginástica artística aqui no Brasil, Daiane foi um destaque surpreendente na história do esporte nacional. Com apenas 1,48m, Daiane subiu nos pódios mais altos da sua época.
Ela foi a primeira brasileira a vencer uma etapa da Copa do Mundo e também a primeira a conquistar um movimento com o seu nome (Dos Santos). Em 2003 conquistou a medalha de ouro mais desejada, a do solo, e colocou definitivamente o Brasil na rota da ginástica.
Daiane foi história, prova da capacidade e competência da atleta brasileira em esportes variados. Carregou consigo muita força, o que impulsionou diversos outros nomes que seguiram.
Rebeca Andrade e a nova geração

Confirmando que as gerações passadas vieram mesmo para inspirar, surgiu então Rebeca Andrade. Destaque nas Olimpíadas de Tóquio, onde foi a primeira mulher brasileira a conseguir subir ao pódio duas vezes em uma mesma competição, ela ganhou a visibilidade que merecia.
De lá para cá, o caminho só ascendeu. Rebeca hoje é referência mundial na ginástica rítmica e demonstra, a cada nova competição, como é incomparável. O seu profissionalismo e sua dedicação a tornaram enorme e os resultados colhidos são exatamente os esperados
Conclusão
Apesar de nem sempre em foco, o Brasil é uma grande máquina de produzir novos talentos. Os atletas nacionais provam, dia após dia, há um punhado de anos, que nossa terra produz desportistas de alto nível, sim.
Apesar de alguma dificuldade de acesso pelas próprias condições do esporte brasileiro, muitos grandes nomes conseguem superar os obstáculos e alcançar os lugares de maior destaque. São nomes brilhantes que estão marcados na história do esporte do planeta!