
O programa Meu Condomínio Recicla, desenvolvido pela Urbam, foi retomado este ano. As ações são realizadas em 1175 condomínios e buscam aumentar a adesão à separação correta de resíduos.
As equipes de educação ambiental desenvolvem o trabalho em todas as regiões de São José dos Campos, promovendo práticas sustentáveis.
Dividido em duas etapas, sendo a primeira com foco na conscientização dos condôminos por meio de vídeos, folders e cartazes. Já na segunda fase, as visitas ganham caráter técnico, com vistorias realizadas que verificam se houve melhorias na gestão do descarte adequado de resíduos e se o padrão está sendo mantido.
Para Edvania Valim, síndica profissional, o programa é um diferencial de São José dos Campos. “Atuo também em condomínios de outras cidades, quem é daqui já tem o costume de fazer a separação, mas quem vem de fora não sabe e precisa ser orientado”, afirmou.
“Aqui o trabalho é feito desde 2022, os moradores aderiram e transformaram isso em parte de sua responsabilidade ambiental”, destacou a síndica.Síndica Edvania Valim mostra o cartaz do programa Meu Condomínio Recicla
Selo Verde
Uma das características do selo é a implantação do marketing verde, uma estratégia focada na sustentabilidade, proporcionando maior valor agregado aos condomínios.
A certificação serve para incentivar a adesão às práticas sustentáveis em diversos condomínios, fazendo com que as propriedades que tenham o selo se destaquem como um exemplo a ser seguido pelos demais ambientes.
As visitas ocorrem anualmente e, quando retorna ao edifício, a equipe avalia se o mesmo adotou as melhorias identificadas.
A avaliação considera itens como: recipientes distintos para resíduos orgânicos e recicláveis, separação do óleo de cozinha, ponto para descarte de pilhas e baterias, entre outros. Os condomínios que cumprirem com os requisitos receberão o Selo Verde.

