
O NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico, na quinta-feira (24), em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, promoveu uma formação intensiva para todos os seus colaboradores, com foco em dois temas essenciais, a Lei Lucas (Lei 13.722/2018), que trata da obrigatoriedade de capacitação em primeiros-socorros.
A formação teve início às 8h e segue até às 17h, reunindo toda a equipe do NAP, composta pela coordenadora pedagógica Daniella Martins, e todos os coordenadores administrativos, assistentes administrativos, auxiliares de limpeza e terapeutas, contando com a presença da secretária de Educação, Luciana Ferreira. O objetivo é reforçar a importância da segurança nas unidades escolares, bem como ampliar o olhar dos profissionais da educação para práticas inclusivas.
“Acreditamos que aprender também é proteger. Promover um ambiente seguro e acolher faz bem-estar dos estudantes”, destaca a coordenadora pedagógica Daniella. Já a secretária de Educação, Luciana Ferreira afirmou a importância da formação dos profissionais. “A formação continuada dos nossos profissionais é uma prioridade da rede municipal. Ações como essa fortalecem o cuidado integral com os alunos, desde a segurança até o acolhimento às diferenças, refletindo nosso compromisso com uma educação cada vez mais humanizada, inclusiva e preparada para os detalhes do cotidiano escolar”, ressaltou.
Os participantes discutiram os princípios da Lei Lucas, que reforça a importância da capacitação dos profissionais da educação em primeiros-socorros, garantindo maior preparo em situações de emergência dentro do ambiente escolar.
Sobre o NAP: O NAP é um projeto do 3º setor da Secretaria de Educação, que oferece suporte psicopedagógico às escolas da rede municipal, atuando de forma colaborativa com as unidades de ensino. A equipe é formada por psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, arteterapeutas e psicomotricistas, trabalhando em prol de uma escola mais sensível às necessidades emocionais e educacionais de seus alunos.