
Foi aprovado nA quarta-feira (27), na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o projeto de lei nº 822 de 2025, que concede o título de MIT (Município de Interesse Turístico) para Taubaté. O projeto segue para sanção do governador.
O título de MIT é concedido pelo Governo do Estado a cidades que comprovam vocação turística e atendem a critérios técnicos, como a existência de atrativos naturais, culturais, históricos ou religiosos, além de infraestrutura mínima para receber visitantes. Com essa classificação, o município passa a ter direito a repasses anuais do Estado para investimentos exclusivos no turismo, fortalecendo a economia local e a preservação do patrimônio.
Para pleitear o título, Taubaté se preparou ao longo dos últimos anos, com a aprovação do Plano Diretor de Turismo, fortalecimento do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e criação do Fundo Municipal de Turismo, além de realizar investimentos no patrimônio histórico e nas tradições locais.
Terra do escritor Monteiro Lobato, Taubaté abriga o Sítio do Picapau Amarelo e carrega o título de Capital Nacional da Literatura Infantil. A cidade também abriga o polo gastronômico de Quiririm (que realiza todos os anos a maior festa italiana do Estado, com cerca de 300 mil visitantes) e o museu Amácio Mazzaroppi (maior acervo do cineasta), além de belos roteiros rurais e diversos outros cartões-postais.