Projeto de educação patrimonial leva história e memória às bibliotecas municipais de Pindamonhangaba

(Foto: Divulgação/PMP)

Em comemoração aos 320 anos de Pindamonhangaba, o Centro de Memória Barão Homem de Mello, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, está promovendo ações de educação patrimonial nas bibliotecas municipais.

A iniciativa visa sensibilizar crianças da rede municipal sobre a importância da preservação dos bens culturais da cidade.

O projeto “Conhecendo nossos patrimônios e a importância de preservá-los” teve início na segunda-feira (21), com atividades realizadas na Biblioteca Municipal Antônio Carlos de Oliveira, no bairro Castolira.

A ação contou com a participação da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma proposta recreativa e educativa sobre história, identidade e memória local.

Durante os encontros, os alunos são convidados a refletir o significado do patrimônio material e imaterial de Pindamonhangaba, reconhecendo elementos da cultura local presentes em seus cotidianos e compreendendo o papel da comunidade na preservação desses valores.

A programação segue com novas atividades nos dias 28 e 1º de agosto, nas bibliotecas municipais, com entrada gratuita e participação de escolas previamente agendadas.

De acordo com a gestora de bibliotecas, Rosi Cardoso, iniciativas como essa fortalecem o papel das bibliotecas como espaços de formação cidadã e valorização da história local. “É muito especial ver as crianças descobrindo e reconhecendo os patrimônios culturais da cidade.

A visitação foi encantadora e mostra como é possível aprender de forma leve, significativa e com pertencimento desde cedo”, afirmou.

Botão Voltar ao topo