Deputado, médico e líder político recebem cidadania taubateana

Entrega de títulos de cidadania taubateana aconteceu na sessão do dia 27 na Câmara de Taubaté

Zelinda Pastora, Ciro Bertoli, Marcio Leonel, Rodson Lima Bobi, Rafa Zimbaldi e Nicola Neto. (Foto: divulgação/Câmara de Taubaté)

Na última solenidade do ano para entrega de títulos de cidadania taubateana, realizada dia 27, receberam a honraria o deputado estadual Rafa Zimbaldi, o médico pediatra Ciro João Bertoli e o líder e articulador político e social Marcio Claudio Scandiussi Leonel.

O deputado Rafa Zimbaldi recebeu a cidadania por iniciativa do vereador Nicola Neto (Novo). Iniciou a carreira política em sua cidade natal, Campinas, aos 22 anos, eleito vereador e reeleito três vezes. Em 2018 chegou ao posto de deputado estadual, reeleito em 2022. Coordena a Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes, além de integrar diversas comissões. Intermediou reuniões com as pastas de infraestrutura e de segurança pública, buscando melhorias concretas para Taubaté, além de agenda com o setor estadual de saúde, para revitalização do Hospital Regional de Taubaté.

Por iniciativa da vereadora Zelinda Pastora, o pediatra Ciro Bertoli recebeu a cidadania taubateana. Natural de Analândia (SP), formou-se em Medicina pela Universidade de Taubaté em 1975 e concluiu residência em pediatria em 1978. Em 2001, tornou-se doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor na Unitau e também na USP. Coordenou o Pronto-Socorro Infantil de Taubaté e foi diretor-presidente do Hospital Universitário. É voluntário na Casa do Bem, oferecendo atendimento pediátrico gratuito a bebês e crianças em situação de vulnerabilidade.

O líder e articulador político e social Marcio Claudio Scandiussi Leonel recebeu o título do vereador Rodson Lima Bobi (PRD). Ele nasceu em Jales (SP) e se mudou para Taubaté aos sete anos de idade. Serviu o Exército no Batalhão de Aviação (Bavex). Formou-se em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté (Unitau) e atuou para a reabertura do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do qual foi presidente por dois biênios. Foi professor da Unitau, desenvolveu projetos junto à Pró-Reitoria Estudantil, professor no Senac e coordenador de atendimento na implantação do Poupatempo Taubaté. Atuou no gabinete do ex-vereador Rodson Lima e atualmente é assessor do vereador Bobi.

Botão Voltar ao topo