
A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, celebrou, em 23 de junho, a conclusão da formação da primeira turma do Alumibot, seu programa de robótica. Realizada em parceria com o SESI, a iniciativa ofereceu a 40 estudantes da rede pública de ensino de Pindamonhangaba (SP), do 1º e 2º ano do Ensino Médio, a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos em conceitos da Robótica Educacional.
O programa integra a estratégia de atuação social da Companhia e está inserido no Pilar STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco no incentivo à educação científica, valorizando também a diversidade e a inclusão de gênero e raça nas áreas envolvidas.
Nesta primeira edição, participaram gratuitamente alunos e alunas da Escola Estadual Doutor Alfredo Pujol, localizada no centro da cidade e que atende jovens de diversos bairros. O currículo do programa combinou teoria e prática, abordando temas como programação, mecânica, modelagem 3D e eletroeletrônica.
As aulas foram ministradas por um educador especialista do SESI no contraturno escolar. Para os 20 estudantes do 1º ano, a carga horária foi de 30 horas; já os 20 alunos do 2º ano participaram de uma formação com 60 horas. A conclusão da jornada formativa da segunda turma está prevista para o segundo semestre deste ano. Ao final do curso, todos os participantes receberam certificado de conclusão.
Um dos destaques foi a atuação de profissionais da Novelis como mentores voluntários. Eles e elas compartilharam conhecimentos técnicos e experiências do setor industrial, enriquecendo significativamente a formação dos estudantes.
Na cerimônia de encerramento, os alunos da 1ª turma apresentaram seu projeto final – um braço robótico com sistema Arduino – para lideranças das áreas de Operações, Automação, Tecnologia e Digital da Novelis. A programação também incluiu uma visita à planta da Empresa, proporcionando aos jovens uma vivência prática das automações e conceitos aprendidos em sala de aula.
Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, “O programa forneceu aos alunos e alunas conhecimentos valiosos em robótica e áreas correlatas, estimulando a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Acreditamos que, ao somar educação e tecnologia, as possibilidades e oportunidades podem se tornar infinitas para o presente e futuro da comunidade”.
Como forma de apoio complementar, a Novelis doou 15 notebooks à escola beneficiada. Os equipamentos foram utilizados durante o programa e permanecerão na unidade para uso dos alunos.
Segundo, Luís Gustavo Martins de Souza, Dirigente Regional de Ensino – Região de Pindamonhangaba, a robótica tem se mostrado uma ferramenta poderosa na formação dos estudantes do ensino médio, despertando o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. “Desenvolvido pelo SESI em parceria com a Novelis, o projeto de robótica na Escola Pujol vai além da teoria, promove o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma criativa e prática. A formatura da primeira turma do curso marca um momento especial, celebrando o empenho dos estudantes e o impacto positivo da iniciativa na sua trajetória educacional. Essa conquista reforça a importância de investir em projetos que preparam os jovens para os desafios do futuro, com mais autonomia, conhecimento e protagonismo”.
A partir dessa iniciativa, a Novelis reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento social. A Companhia já planeja novas edições do programa, com o objetivo de ampliar ainda mais seu impacto positivo em Pindamonhangaba, cidade que abriga sua fábrica de chapas – considerada o maior Complexo Integrado de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo.