publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Operação Casa Limpa alcança marca de 30 edições em 2025

Caminhões irão circular pela região norte neste sábado (16); atividade elimina possíveis criadouros para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Entre as principais estratégias da Prefeitura de São José dos Campos no combate à dengue, a Operação Casa Limpa realiza sua 30ª edição do ano neste sábado (16), atuando na zona norte da cidade.

Serão visitados os bairros Mirante do Buquirinha, Village Alpino, Chácara Freitas e Bairro Freitas.

Das 7h às 12h, os caminhões circulam pelas ruas recolhendo itens que podem acumular água nos lares de moradores conscientes, que fazem sua parte ao separar os materiais.

Em 2025, a ação já percorreu por todas as regiões do município coletando mais de 26 toneladas de objetos como latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e quaisquer outros que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

É importante reforçar que os restos de construções, móveis e madeiras não são retirados e devem ser entregues nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Mobilização

Com base nos dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura avalia e ajusta as iniciativas adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região. Apesar da melhora geral e a diminuição expressiva nos casos em comparação com o ano passado, o enfrentamento à dengue segue firme no município.

A programação das execuções diárias pode ser acompanhada pelo site oficial.

Mesmo com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, é fundamental que os moradores mantenham os cuidados dentro de casa e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para avaliação dos quintais e ralos. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos. O registro dos funcionários está disponível on-line.

Confira orientações para eliminar criadouros e ao identificar qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Botão Voltar ao topo