
Na última terça-feira, dia 12, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou do Fórum CRIE Políticas Públicas: Encontro de Gestores Culturais e a Implementação da PNAB, realizado na sede do Sebrae-SP, em São Paulo.
O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de diversos municípios para discutir a execução e os impactos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A programação começou com a abertura institucional conduzida por Nelson Hervey Costa (Sebrae-SP) e Marília Marton (Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo).
Em seguida, o Painel “PNAB e o Desenvolvimento Econômico da Cultura” trouxe reflexões sobre como a política pode impulsionar o setor cultural, diversificar ações e ampliar a geração de renda e trabalho para agentes e empreendimentos culturais.
O debate contou com Liana Crocco (SECEIC), Mariana Sayad e Geise Oliveira (CRIE Políticas Públicas).
No período da tarde, a comitiva de Pindamonhangaba participou das Oficinas Aldir Blanc, abordando temas estratégicos para a execução da PNAB nos municípios, como: Plataforma CULTBR e Plano de Aplicação de Recursos (PAR), com Camila Marujo e Alcemir Palma; Estruturação do Sistema Municipal de Cultura – “CPF da Cultura”, com Taiana Garcia e Tamires Sacardo; Editais e legislação de fomento cultural, incluindo o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, Lei de Licitações e MROSC, com Álvaro José Neto e Talitha Wormhoudt.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo de Pinda, Rebeca Guaragna Guedes, a participação no Fórum foi fundamental.
“O encontro permitiu a troca de experiências, a atualização sobre as ferramentas de gestão cultural e o fortalecimento da nossa capacidade técnica para garantir que os recursos cheguem de forma efetiva à população e aos fazedores de cultura”, afirmou.
Estiveram presentes ainda o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Castro, o diretor de Cultura, Paulo Faria, e a gestora cultural, Tamires Melo.
A presença de Pindamonhangaba no Fórum CRIE PP reforça o compromisso do município com a implementação responsável e eficiente das políticas culturais, ampliando o acesso, fomentando a produção e valorizando o patrimônio cultural local.