Igreja São José ganha nova fase de restauro e reforça valor histórico nacional

Além do início da nova fase de restauro, a Igreja São José preserva histórias de heróis locais e simboliza a memória nacional.

Igreja São José em Pindamonhangaba. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

A centenária Igreja São José em Pindamonhangaba, iniciará uma nova fase de restauro, graças à união de esforços entre a prefeitura, Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e apoiadores. O lançamento oficial dessa etapa acontecerá na sexta-feira (6), na Praça Barão do Rio Branco, com a presença de autoridades e da comunidade, simbolizando o compromisso com a preservação do patrimônio histórico.

A nova fase contará com investimento R$ 600 mil da empresa Tenaris e também recursos via emenda de R$ 190 mil da Câmara de Vereadores, através do então vereador José Carlos Gomes – Cal.

Mais que um templo religioso, a Igreja São José carrega uma trajetória marcante: construída em taipa de pilão entre 1840 e 1848, substituindo a primitiva de 1680, tornou-se Panteão Nacional em 1972 por abrigar os restos mortais de 14 pindamonhangabenses que integraram a Guarda de Honra do Príncipe Regente D. Pedro I durante a Independência do Brasil. Esse espaço é um verdadeiro santuário da memória nacional, guardando histórias de coragem, tradição e identidade que atravessam gerações em Pindamonhangaba e no país.

Botão Voltar ao topo