
A Secretaria de Segurança Pública de Pindamonhangaba anunciou, na sexta-feira (9), a ampliação significativa da Patrulha Rural do município. Os detalhes foram informados pelo comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Marcelo Minamisako. De acordo com ele, a medida, que dobra o efetivo da equipe destinada ao patrulhamento da zona rural, foi formalizada após um cuidadoso planejamento e estudos estratégicos, com o objetivo de garantir maior segurança à população rural.
Há três anos em operação, a Patrulha Rural cobre uma vasta área de mais de 340km² e, com a ampliação proposta pelo Secretário de Segurança Pública, Cel. Paulo Henrique Lopes Carvalho, passou a atuar também durante o período noturno, assegurando proteção não apenas para as propriedades públicas municipais, mas também para os moradores e suas atividades cotidianas.
“O trabalho da Patrulha Rural vai além da simples proteção aos bens públicos. Seu foco é estreitar os laços com os moradores da área rural, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor. Atualmente, cerca de 510 propriedades rurais estão mapeadas, permitindo um planejamento estratégico mais preciso e eficiente, capaz de atender às necessidades específicas de cada localidade”, disse Cel. Paulo Henrique.
Durante as rondas, os agentes da GCM mantêm contato direto com os moradores locais, ouvindo suas preocupações e orientando sobre medidas preventivas. Essa interação constante fortalece a confiança entre a comunidade rural e o poder público municipal, essencial para a construção de uma sociedade mais segura.
Com a presença diária da Patrulha Rural, a GCM tem contribuído significativamente na redução de furtos, invasões e outras práticas criminosas, além de garantir a segurança das atividades agrícolas, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região.
A ampliação do efetivo da Patrulha Rural demonstra o compromisso da Guarda Civil Metropolitana com a segurança de todas as áreas do município, reafirmando que, para a atual gestão, a proteção das famílias que vivem no campo é uma prioridade.
Com a ampliação do patrulhamento rural, a Guarda Civil Metropolitana reforça sua missão de proteger e valorizar as famílias do campo, garantindo segurança, tranquilidade e o fortalecimento do desenvolvimento local.