
A Escola Estadual Professor Rubens Zamith, no Vale das Acácias, foi uma das escolhidas pelo Governo do Estado de São Paulo para integrar o novo modelo cívico-militar, que será implantado a partir do segundo semestre deste ano.
A lista final com as escolas que farão parte do Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM) foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado na terça-feira (29), no Diário Oficial. Após a realização de três rodadas de consulta pública com 302 comunidades que manifestaram, no ano passado, interesse no modelo, foram definidas as 100 escolas que iniciarão as atividades a partir do 2º semestre.
O prefeito de Pindamonhangaba Ricardo Piorino parabenizou a comunidade escolar por ter sido contemplada. “Ficamos muito felizes em termos uma escola do município entre as selecionadas para receber o modelo de educação cívico-militar. Ela seguirá o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação do Estado, e será mais uma grande oportunidade de ensino de qualidade para estudantes de Pindamonhangaba”, afirmou.
Primeira lista
Inicialmente, outras três escolas estaduais de Pindamonhangaba também pleitearam receber o projeto: Prof. José Pinto Marcondes Pestana (Cidade Nova), Prof.ª Antônia Carlota Gomes (Cidade Nova) e Prof.ª Isis Castro de Mello César (Terra dos Ipês).
O processo de escolha foi via consulta pública para ouvir a comunidade escolar e garantir a transparência do processo. Tiveram direito a voto, mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária; e professores e outros profissionais da equipe escolar.
A votação a favor do modelo foi contabilizada quando a escola alcançou o quórum mínimo (50% + um) e registrou, pelo menos, 50% + um dos votos válidos. Cada voto foi computado apenas uma vez. Ou seja, as unidades que tiverem 2ª e 3ª rodadas só puderam contar com os votos de quem não votou na rodada anterior.
Lista final
Como o número de escolas em todo o estado foi superior à meta de 100 previstas para 2025, A Secretaria de Educação adotou critérios de seleção. Entre eles: existência de pelo menos uma escola por município, o índice paulista de vulnerabilidade social e o resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado.
Após toda a contabilização dos dados, o Estado definiu as 100 escolas, dentre elas, a ‘Rubens Zamith’.