fbpx

Copa Libertadores da América 2024: começa a saga dos clubes brasileiros

(Foto: Pixabay)

A primeira semana de abril marcou o início da Copa Libertadores 2024, que vai definir o grande campeão do continente e abrir as portas para dois novos formatos de campeonatos mundiais de clubes. A presença brasileira nessa temporada é bastante expressiva, com sete clubes participantes.

Dos oito grupos da Copa Libertadores, sete contam com clubes brasileiros. Além da expressiva presença, definitivamente esses são alguns dos favoritos para levantar a taça, que nesse ano, vale mais do que nunca!

Grande Participação de Clubes Brasileiros

A participação dos clubes brasileiros só não foi maior porque o Fortaleza acabou perdendo a final da Copa Sul-Americana nos pênaltis para a LDU (Equador). Ainda assim, sete representantes é um ótimo número. Veja quais são os clubes do Brasil que começaram a trajetória na Libertadores nesta semana, e qual trajetória percorreram para estar onde estão:

  • Botafogo – Em quinto lugar no Campeonato Brasileiro 2023, o Botafogo se classificou para a pré-libertadores e teve que passar pelo Aurora (Bolívia) e Red Bull Bragantino;
  • Flamengo – Em quarto lugar no Campeonato Brasileiro 2023, o Flamengo se classificou diretamente para a fase de grupos através do G4;
  • Atlético Mineiro – Em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro 2023, o Flamengo se classificou diretamente para a fase de grupos através do G4;
  • Grêmio – Em segundo lugar no Campeonato Brasileiro 2023, o Flamengo se classificou diretamente para a fase de grupos através do G4;
  • Palmeiras – Campeão do Campeonato Brasileiro 2023;
  • São Paulo – Campeão da Copa do Brasil 2023;
  • Fluminense – Campeão da Copa Libertadores 2023.

O Brasil entra nessa competição trazendo muita tradição, pois os quatro times que mais têm participação na Libertadores estão presentes: Palmeiras (24), São Paulo (22), Grêmio (22) e Flamengo (20). Além das mais de 20 participações de cada no torneio continental, são 3 títulos de cada! Isso sem contar com os títulos únicos de Fluminense e Atlético Mineiro.

Possibilidades de Título

É verdade que a Copa Libertadores 2023 conta com vários gigantes do cenário futebolístico da América do Sul, como River Plate (Argentina) e Peñarol (Uruguai), mas não dá para negar que o favoritismo ainda está com os brasileiros. Clubes como Palmeiras e Flamengo despontam na frente pelo retrospecto recente, mas equipes tradicionais como São Paulo e Grêmio também sabem jogar a competição.

A grande e promissora participação dos clubes brasileiros também agita o mercado de apostas futebolísticas, e plataformas móveis como o GGBet App permitem que você faça entradas ao vivo e acompanhe o jogo ao mesmo tempo. Daqui para frente, praticamente todo meio de semana vai contar com jogos emocionantes de clubes do Brasil na Copa Libertadores.

NOTA: Além da disputa pelo título, ainda há uma hegemonia sendo colocada em jogo nessa edição. Atualmente, o placar de títulos entre equipes argentinas e brasileiras está em 25×23 para os hermanos. Ou seja, se um clube brasileiro ganhar, essa hegemonia pode ser posta à prova já na próxima edição.

Intercontinental 2024

Recentemente, a FIFA anunciou algumas mudanças no formato de disputa de clubes ao final de cada temporada. A partir de 2024, o campeão da Copa Libertadores disputará uma Copa Intercontinental (como já foi chamada anteriormente). Veja como vai funcionar a competição ao final de todos os continentais:

  • O primeiro confronto será entre o campeão da Oceania e o campeão da Ásia (ou África);
  • O segundo confronto será entre o vencedor desta partida e o campeão continental melhor classificado (Ásia ou África, o que sobrou);
  • Do outro lado do mundo, o confronto será entre o campeão da Concacaf e o campeão da Copa Libertadores;
  • O vencedor das Américas vai jogar uma semifinal contra o vencedor do eixo Oceania/Ásia/África.

Como você já deve estar imaginando, o grande clube sobrevivente de tudo isso vai ser o desafiante do campeão da Champions League da UEFA. Isso mesmo, a partir desse ano, os clubes europeus vão jogar apenas uma vez. O local da final ainda não foi definido, mas a partida está marcada para 18 de dezembro.

Mundial de Clubes 2025 (Novo Formato)

O campeão da Libertadores de 2024 terá um prêmio a mais, pois será o último a ingressar no novo formato do campeonato mundial de clubes. Além da retomada da Copa Intercontinental, a FIFA também alterou a disputa do título mundial de clubes. A primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes vai acontecer nos meses de junho e julho nos Estados Unidos.

O novo Mundial de Clubes contará com 32 times e durará cerca de 1 mês. Alguns dos nomes garantidos para o torneio são: Bayern de Munique (Alemanha), PSG (França), Benfica (Portugal), Manchester City (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha). No Brasil, os clubes garantidos são: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Para São Paulo, Grêmio, Atlético Mineiro e Botafogo, essa é a última chance de participar.

 

Botão Voltar ao topo