fbpx

Aeroporto de São José dos Campos potencializa turismo religioso na região

União entre o Cristo Redentor e o Santuário Nacional de Aparecida

União entre o Cristo Redentor e o Santuário Nacional de Aparecida – Foto: Divulgação

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (3), em São José dos Campos, o Guia do Cristo Redentor. O material foi produzido após levantamento feito em 2023, que identificou 66 estátuas nos municípios paulistas.

A apresentação da publicação foi realizada no Aeroporto Urbano Stumpf pelo secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Estiveram presentes o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, representantes da concessionária SJK Airport e autoridades regionais.

O Guia do Cristo Redentor em São Paulo reúne os monumentos que refletem a influência cultural e religiosa na região. Enquanto o Cristo Redentor é um ícone mundialmente conhecido, as representações do Cristo em São Paulo mostram a devoção e a identidade católica predominante no estado.

Em São Paulo, as estátuas não apenas adornam paisagens urbanas e naturais, mas também servem como pontos de encontro, reflexão e contemplação para os habitantes locais e visitantes.

“Temos um estado rico e diverso”, destacou Lucena. “Estamos olhando para cada rota paulista e elevando suas vocações e valorizando os atrativos.”

O Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, o Templo de Salomão e a Marcha para Jesus, uma das maiores do mundo, correspondem a mais de 10 milhões de visitantes.

No Rio, anualmente, cerca de 2,5 milhões de visitantes conhecem o monumento, de acordo com dados da administração.

Roberto de Lucena, à direita, após desembarcar no aeroporto de São José | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Conectividade aérea

A escolha de São José dos Campos para o lançamento da publicação é uma ação com o objetivo de promover o turismo da fé e a recém-lançada rota de voo comercial que liga os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, por meio dos aeroportos Urbano Stumpf, na maior cidade do Vale do Paraíba, e Galeão, na capital fluminense.

Nos primeiros 30 dias de operação, a conexão São José-Rio transportou cerca de 3.100 passageiros com uma média de 70% de ocupação.

Foram 28 operações no período, sendo 14 pousos e outras 14 decolagens. Ainda de acordo com o balanço da SJK Airport, a operação registrou 100% de regularidade (nenhum voo cancelado) e pontualidade, sem nenhum registro de atraso.

A retomada dos voos pelo aeroporto é, além de estratégica para o desenvolvimento regional, uma contrapartida à redução do ICMS sobre o combustível de aeronaves, assinada pelo Governo de São Paulo. A medida representa também um avanço na conectividade aérea e reforça o fluxo turístico religioso.

Guia do Cristo Redentor

Uma das estátuas mais imponentes, o Cristo de Sertãozinho está localizado no Morro do Vanzela, uma antiga pedreira na entrada da cidade. Com impressionantes 57 metros de altura, somado ao pedestal, é um dos maiores monumentos do Cristo do país.

Em Garça, o monumento com aproximadamente 20 metros de altura leva a assinatura do artista plástico Adélio Sarro. A estátua foi uma doação da família de Antônio Marangão para o município.

Outra estátua que integra a lista é a de Peruibe, com mais de 20 metros de altura, que está instalada em um morro às margens da Rodovia Anhanguera. É um lugar para observação de pássaros, passeios com a família, caminhada e contemplação do céu noturno, além do melhor pôr do sol da cidade. O mapa completo ficará disponível no site do Governo do Estado.

Operação

O voo, operado pela GOL Linhas Aéreas, permite aos passageiros o acesso rápido e cômodo de São José ao Rio, e vice-versa, com apenas 1 hora e 5 minutos de deslocamento.

São três frequências semanais diretas, de ida e volta. Os voos partem de São José sempre às 6h20, às segundas, quintas e sábados, com chegada ao RIOgaleão às 7h25. A partir do terminal fluminense, é possível fazer conexões quase imediatas para cerca de 20 destinos diferentes, incluindo várias capitais do nordeste.

Os voos provenientes do Rio de Janeiro decolam do RIOgaleão às 21h55, pousando em São José dos Campos às 23h, sempre às quartas, sextas e domingos. As aeronaves utilizadas são o Boeing 737-800, com capacidade para 186 passageiros.

São José a Salvador

Em julho, durante as férias escolares, a GOL também vai oferecer voos diretos para Salvador (BA) saindo de São José, com três frequências semanais.

De acordo com a concessionária que administra o aeroporto de São José, a operação para a capital baiana funcionará entre os dias 2 de julho e 4 de agosto.

Os voos para Salvador partirão do SJK Airport às terças, quintas e sábados, às 23h40, chegando ao destino por volta da 1h50. No sentido contrário, partirão às quartas, sextas e domingos, às 3h30, chegando em São José por volta das 5h45.

Os bilhetes podem ser adquiridos no site da companhia aérea e em agências de viagem.

Investimentos

A administração do Aeroporto Urbano Stumpf, de São José dos Campos, está concedida à empresa SJK Airport desde novembro de 2022 por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é dinamizar o uso do terminal, com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.

Botão Voltar ao topo